D. Ma­nu­el Lin­da pre­si­diu à ce­ri­mó­nia inau­gu­ral das obras de re­qua­li­fi­ca­ção da Igre­ja de So­a­lhães

A Verdade - - MARCO DE CANAVESES -

No úl­ti­mo sá­ba­do de 2018, 29 de de­zem­bro, foi inau­gu­ra­da a re­qua­li­fi­ca­ção das obras da Igre­ja de S. Mar­ti­nho de So­a­lhães com a pre­sen­ça do Bis­po do Por­to, D. Ma­nu­el Lin­da, que pre­si­diu à ce­ri­mó­nia eu­ca­rís­ti­ca.

As flo­res no chão, os es­tan­dar­tes de to­das as as­so­ci­a­ções da fre­gue­sia, o Pa­dre Her­mí­nio Pin­to, a di­re­to­ra da Ro­ta do Ro­mâ­ni­co, Ro­sá­rio Ma­cha­do, o pre­si­den­te de jun­ta da fre­gue­sia de So­a­lhães, António Mon­tei­ro, bem co­mo Má­rio Bru­no Ma­ga­lhães vi­ce-pre­si­den­te do mu­ni­cí­pio de Mar­co de Ca­na­ve­ses, a pre­si­den­te Cris­ti­na Vi­ei­ra e o an­ti­go pre­si­den­te Ma­nu­el Mo­rei­ra, anun­ci­a­vam a che­ga­da de D. Ma­nu­el Lin­da.

Den­tro da Igre­ja es­te­ve mais de uma cen­te­na de po­pu­la­res que, sa­tis­fei­tos, vi­ram o seu es­for­ço de anos re­com­pen­sa­do. Era o mo­men­to da inau­gu­ra­ção das obras de re­qua­li­fi­ca­ção por que tan­to lu­ta­ram em ini­ci­a­ti­vas de an­ga­ri­a­ção de fun­dos.

A fa­zer as hon­ras da “ca­sa” es­te­ve o Pa­dre Her­mí­nio Pin­to que no fi­nal da ce­le­bra­ção agra­de­ceu a to­dos os po­pu­la­res pe­la aju­da nes­ta con­cre­ti­za­ção “de um so­nho co­mum”. Os agra­de­ci­men­tos do pá­ro­co es­ten­de­ram-se às en­ti­da­des pre­sen­tes, no­me­a­da­men­te, à Ro­ta do Ro­mâ­ni­co que nes­ta fa­se fi­nal aju­dou na can­di­da­tu­ra a um pro­je­to de fi­nan­ci­a­men­to.

A di­re­to­ra da Ro­ta do Ro­mâ­ni­co, Ro­sá­rio Ma­cha­do, es­ta­va vi­si­vel­men­te sa­tis­fei­ta pe­la con­clu­são da obra, di­zen­do ao Jor­nal A VER­DA­DE que “foi um gos­to ter aju­da­do es­ta co­mu­ni­da­de cris­tã a re­cu­pe­rar o seu pa­tri­mó­nio. À Ro­ta do Ro­mâ­ni­co ca­be o pa­pel de apoi­ar as re­cu­pe­ra­ções, es­ta tem um gos­to par­ti­cu­lar por não es­tar a per­der-se, e a po­pu­la­ção ter vin­do pe­dir pa­ra re­cu­pe­rar a lei­tu­ra do pa­tri­mó­nio. Os azu­le­jos têm a par­tir de ago­ra uma lei­tu­ra e to­da a obra foi exe­cu­ta­da de for­ma exí­mia pe­la equi­pa téc­ni­ca”, con­gra­tu­lou a di­re­to­ra.

D. Ma­nu­el Lin­da deu os pa­ra­béns à co­mu­ni­da­de pe­la aju­da na obra e pe­la Igre­ja “bo­ni­ta que aqui têm. Con­ti­nu­em a vi­vê-la pois é pa­ra is­so que ela exis­te”, dis­se do al­tar o Bis­po do Por­to.

Pa­ra Cris­ti­na Vi­ei­ra, pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Mar­co de Ca­na­ve­ses, es­te é um dia “fe­liz pa­ra to­dos os so­a­lhen­ses em par­ti­cu­lar e mar­co­en­ses em ge­ral pe­la re­qua­li­fi­ca­ção de uma das mais im­por­tan­tes igre­jas do con­ce­lho”, dis­se a au­tar­ca que é na­tu­ral da fre­gue­sia e que con­si­de­ra tam­bém ser “um dia im­por­tan­te pa­ra to­dos aque­les que ao lon­go dos úl­ti­mos anos se des­do­bra­ram em ati­vi­da­des pa­ra con­se­guir an­ga­ri­ar fun­dos pa­ra aju­dar nas obras. Con­gra­tu­la­mo-nos por es­ta obra que tem um mar­co im­por­tan­te no pa­tri­mó­nio do con­ce­lho”, con­cluiu.

No fi­nal das ce­le­bra­ções foi des­cer­ra­da a pla­ca que mar­ca o dia da inau­gu­ra­ção das obras de re­qua­li­fi­ca­ção da Igre­ja de S. Mar­ti­nho de So­a­lhães na­que­le que era o dia, li­túr­gi­co, de­di­ca­do à fa­mí­lia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.