Sko­da Sun­roq

Du­ran­te oi­to me­ses, 23 alu­nos tra­ba­lha­ram na­qui­lo que po­de­rá ser uma ver­são ca­brio do Ka­roq. Ori­gi­nal e au­daz, se­rá que al­gu­ma vez ve­rá a luz do… sol?

Altagama Motor (Portugal) - - Editorial - Ber­nar­do Gon­za­lez

Com ida­des en­tre os 17 e os 20 anos, alu­nos da Sko­da Aca­demy de­di­ca­ram-se a um pro­je­to es­pe­ci­al: dar ao com­pac­to Ka­roq uma ver­são des­ca­po­tá­vel. Em­bo­ra sen­do um con­cei­to au­daz e al­go ex­cên­tri­co, a ver­da­de é que não se­ria, ca­so al­gum dia en­tre em pro­du­ção, um pro­je­to iné­di­to, vis­to que a Land Ro­ver já lan­çou uma ver­são ca­bri­o­let do Ran­ge Ro­ver Evo­que.

Du­ran­te oi­to me­ses, o gru­po de 23 par­ti­ci­pan­tes nes­te pro­je­to, das mais di­ver­sas áre­as, con­tou com o apoio, quer de pro­fes­so­res, quer de es­pe­ci­a­lis­tas dos de­par­ta­men­tos de De­sen­vol­vi- men­to Téc­ni­co, De­sign e Pro­du­ção do cons­tru­tor che­co.

Quan­to ao no­me Sun­roq, es­te foi es­co­lhi­do re­cor­ren­do aos fãs da mar­ca, via re­des so­ci­ais, aglo­me­ran­do cen­te­nas de pro­pos­tas. No fi­nal do pro­ces­so, o au­tor da pro­pos­ta ven­ce­do­ra foi con­vi­da­do pa­ra a apre­sen­ta­ção ofi­ci­al à im­pren­sa des­te pro­tó­ti­po, on­de co­nhe­ceu os alu­nos e te­ve a opor­tu­ni­da­de, in­clu­si­ve, de con­du­zi-lo.

Ou­tra ati­tu­de

Os pri­mei­ros pas­sos des­te pro­je­to im­pli­ca­ram o re­for­ço da es­tru­tu­ra e car­ro­ça­ria pa­ra que a eli­mi­na­ção do te­ja­di­lho não pu- ses­se em cau­sa a ri­gi­dez tor­ci­o­nal. Is­so exi­giu a mo­di­fi­ca­ção das qua­tro por­tas e o re­de­se­nho do por­tão tra­sei­ro, além de lon­ga­ri­nas mais ro­bus­tas re­la­ti­va­men­te ao Ka­roq cor­ren­te.

Em ter­mos de vo­lu­me da ba­ga­gei­ra, o Sun­roq é mais ge­ne­ro­so que o mo­de­lo ‘da­dor’, ofe­re­cen­do mais uns li­tros fa­ce aos 521 ori­gi­nais. Além dis­so, a equi­pa de­sen­vol­veu no­vos aca­ba­men­tos nas por­tas, al­te­rou os pi­la­res A e pres­cin­diu da mon­ta­gem dos pi­la­res B, o que tam­bém exi­giu no­vas fi­xa­ções pa­ra os cin­tos de se­gu­ran­ça, que pas­sa­ram a ser an­co­ra­dos di­re­ta­men­te nos ban­cos di­an­tei­ros.

Os pa­ra-cho­ques di­an­tei­ro e tra­sei­ro fo­ram igual­men­te re­de­se­nha­dos, com­ple­tan­do as al­te­ra­ções na car­ro­ça­ria, cu­jas me­di­das não so­fre­ram al­te­ra­ções com­pa­ra­ti­va­men­te ao Ka­roq, ex­ce­tu­an­do a al­tu­ra, que se fi­cou pe­los 1.480 mi­lí­me­tros. A dis­tân­cia en­tre ei­xos de 2.638 mm per­ma­ne­ceu inal­te­ra­da, as­sim co­mo o com­pri­men­to (4.382 mm) e a lar­gu­ra (1,811 mm).

Que­ren­do dar ao Sun-

O Sun­roq tem uma ati­tu­de fres­ca, tí­pi­ca de um au­to­mó­vel pa­ra o ve­rão

roq uma en­vol­ven­te es­pe­ci­al, tí­pi­ca de um SUV pa­ra go­zar bons di­as de sol, os alu­nos es­co­lhe­ram um aca­ba­men­to em ver­me­lho Vel­vet, o que con­fe­re uma apa­rên­cia mais ou­sa­da, en­quan­to o in­te­ri­or com es­to­fos de cou­ro bran­co e ver­me­lho com­bi­na per­fei­ta­men­te com a per­so­na­li­da­de ca­bri­o­let do car­ro, cri­an­do um har­mo­ni­o­so es­que­ma de co­res.

Foi pres­ta­da mui­ta aten­ção aos de­ta­lhes, con­cen­tran­do-se prin­ci­pal­men­te no item da luz. O re­cur­so a tec­no­lo­gia LED es­tá pa­ten­te na ilu­mi­na­ção am­bi­en­te, nos ma­ní­pu­los das por­tas e até na zo­na in­fe­ri­or dos guar­da­la­mas, de for­ma a cri­ar mais al­gum pa­na­che a es­te con­cept. Ou­tro exem­plo des­te pre­ci­o­sis­mo é a pro­je­ção do lo­go­ti­po Sko­da no as­fal­to a par­tir dos pa­ra-cho­ques di­an­tei­ro e tra­sei­ro e igual­men­te das por­tas. Com a aber­tu­ra do por­tão tra­sei­ro, tam­bém sur­ge um lo­go­ti­po no res­pe­ti­vo com­par­ti­men­to.

Es­pí­ri­to ir­re­ve­ren­te

O Sko­da Sun­roq es­tá equi­pa­do com um mo­tor 1.5 TSI de qua­tro ci­lin­dros. Gra­ças a al­te­ra- ções na ges­tão ele­tró­ni­ca, es­te blo­co de in­je­ção di­re­ta a ga­so­li­na ofe­re­ce uma po­tên­cia de 163 CV e um bi­ná­rio má­xi­mo de 279 N.m. Is­to per­mi­te que es­te SUV ca­brio atin­ja uma ve­lo­ci­da­de má­xi­ma de 195 km/h, po­den­do ace­le­rar de 0 a 100 km/h em 8,6 se­gun­dos. O sis­te­ma de es­ca­pe mo­di­fi­ca­do pa­ra ga­nhar uma so­no­ri­da­de mais des­por­ti­va.

Em ma­té­ria de sus­pen­são, os téc­ni­cos da mar­ca che­ca em­pre­ga­ram os mes­mos amor­te­ce­do­res do Sko­da Oc­ta­via RS, o que re­bai­xou a al­tu­ra da car­ro­ça­ria ao so­lo em 50 mm. E pa­ra re­al­çar a apa­rên­cia des­por­ti­va do con­jun­to, fo­ram mon­ta­das jan­tes de li­ga le­ve Ve­ga de 20 po­le­ga­das.

Por oca­sião da apre­sen­ta­ção à im­pren­sa do Sun­roq, Cars­ten Bran­des, di­re­tor da Sko­da Aca­demy, re­al­çou que “o re­sul­ta­do des­te pro­je­to de­mons­tra a qua­li­da­de da for­ma­ção pro­fis­si­o­nal que os alu­nos re­ce­bem na Sko­da Aca­demy. Po­de cons­ta­tar-se, cla­ra­men­te, a ca­pa­ci­da­de dos nos­sos alu­nos e qu­an­ta pai­xão de­di­ca­ram à pro­du­ção do Sun­roq”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.