Correio da Manha - Boa Onda

Como driblar a moderna distribuiç­ão

- Por Edgardo Pacheco

TODO O SETOR PRODUTIVO SE QUEIXA DAS ESTRATÉGIA­S das cadeias de distribuiç­ão moderna porque, como sabemos, esmagam ao limite as margens dos produtores. A distribuiç­ão tem todo o poder, a produção só tem de aceitar as regras do jogo.

Certo. Mas quem acha que há alternativ­as a este estado de coisas são algumas associaçõe­s de agricultor­es francesas, que resolveram elas próprias criar os seus canais de venda direta ao público, sem necessidad­e de intermediá­rios. Resultado: ganham mais e prestam melhor serviço a quem gosta de produtos frescos e de produção local.

Descobri por estes dias uma loja de agricultor­es na região dos Alpes franceses que se chama C’nos Terroirs ( belo nome). Doze agricultor­es juntaram- se e montaram uma loja que contou, inclusive, com apoio das autoridade­s políticas de Seynod, onde se vende um pouco de tudo: carnes, vegetais, produtos lácteos, vi nhos, mel, pão e até peixe.

Nesta loja, além dos produtos frescos criados ao pé da porta, há sempre um produtor associado que está presente para responder às perguntas dos consumidor­es, há receitas criadas com o que está à venda e há cabazes destinados com função de presente. Mas, acima de tudo, estamos perante uma loja que aumentou considerav­elmente os rendimento­s dos agricultor­es ( sem aumentar a fatura aos consumidor­es) e que oferece produtos naturalmen­te mais saborosos, visto que estamos perante o conceito de cadeia curta ( os produtos não viajam centenas ou milhares de quilómetro­s).

A questão é a seguinte: haverá por cá associaçõe­s de agricultor­es e presidente­s de câmara interessad­os num modelo destes? Eu cá, com muita pena, tenho as minhas dúvidas.

DOZE PRODUTORES JUNTARAM- SE E ABRIRAM UMA LOJA PRÓPRIA. É BONITO, MAS FOI EM FRANÇA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal