Correio da Manha - Boa Onda

SANTA CATARINA

-

U M A Ç O R I A N O Q U E S E P R E Z E não vi ve se m pi - menta da terra, que consiste em pimentas de diferentes variedades moídas e temperadas com sal. Ponto. Com tal ingredient­e os açorianos temperam tudo, sejam carnes para ir ao forno sejam - a situação mais comum - ou uns queijos frescos de cabra e vaca. Como costumam ser muito suaves, a pimenta dá- lhes outra alma e vivacidade.

É certo que, nos últimos tempos, registam- se alguns abusos no uso da pimenta da terra ( já a vimos barrada num bolo lêvedo...), mas a sua versatilid­ade é imensa.

Vamos i maginar que o leitor é daqueles que aprecia batatas sobremanei­ra. Da s b oa s, d a q u e l es q u e crescem nas terra s fri as ( para as bandas de Chaves). Experiment­e cozê- las com casca. Depois de arrefecida­s corte cada uma ao meio e barre uma das faces com esta pimenta da terra da Azores Gourmet e volte a fechá- las à moda de uma sandes. É um petisco diferente e que, por ter um toque de piripíri, precisará de uma cerveja bem fresquinha. Custa 4 €.

O S M A R E S D A S ILHAS SÃO PASSAGEM de cardumes de atuns, e os responsáve­is da Santa Catarina têm olho para comprar exemplares que dão bons filetes. Se o peixe for Patudo, melhor ainda. Nesta empresa de São Jorge há muita criativida­de. O filete tanto vem simples como acompanhad­o de diferentes temperos. Esta lata custa uns 2,30 €.

ESTA PIMENTA DA TERRA É MAIS ESPEVITADA POR TER UM POUCO DE PIRIPÍRI.

BEM VISTO

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal