Correio da Manha - Boa Onda

“JÁ SOU METADE PORTUGUÊS”

MISHLAWI LANÇA, DIA 8, O SEU PRIMEIRO DISCO, ‘ SOLITAIRE’

-

Comoé que um americano nascido no Arizona acaba a fazer rapem Cascais?

Na verdade eu nasci em Nova Jérsia e só depois é que me mudei para o Arizona. Foi lá que cresci. Viajei muito em criança por motivos profission­ais do meu pai. Aos 8 anos, por exemplo, mudei- me para Itália, onde fiquei até aos dez. Foi nessa altura que viajei então para Portugal.

Mas porquê Portugal? Portugal era onde estava situada a empresa onde o meu pai trabalhava na altura. Foi uma oportunida­de e os meus pais acabaram por se apaixonar pelo país e ficar.

Tarik Mishlawi, nome de batismo, não é propriamen­te um nome tipicament­e americano. Que história está por detrás dele?

Bem, para começar, nos EUA toda a gente é emigrante de algum lado [ risos]. Neste caso, os meus pais foram os primeiros da sua família a viajarem para o sEU A.Om eu paié libanês eaminh amã eé turca. Eles conheceram- se quando o meu pai veio para a universida­de. Mas descobriu o hip- hop ainda nos EUA ou já em Cascais?

Foi nos EUA. Na verdade, a minha mãe era uma grande fã de hip-hoper&b.Om eu pai também estava ligadoà música. Tocou durante muitos anos numa banda, ainda que nunca o tivesse feito de forma profission­al. Acho que aprendi muito com ele.

Mas vivendo em Portugal, que relação tem com a música portuguesa?

Estou mais ligadoà música moderna que se faz em Portugal do que à música mais antiga. O que está para trás de 2007 não conheço bem. Claro que sei queméo Rui Veloso e os Xutos & Pontapés, mas eu ouço sobretudo artistas da minha área.

E neste momento é mais americano ou português? Eu acho que sou metade americano e metade português. Neste momento, por exemplo, estamos a fazer esta entrevista em inglês porque é mais fácil para mim expressar- me, mas ao mesmo tempo eu sou um cidadão português. Hoje, os meus amigos são todos portuguese­s.

Mas o que é que acha que já tem de Portugal em si?

Não sei ao certo. Com o tempo fui- me expondo cada vez mais à cultura portuguesa e acho que há algumas coisas que cresceram em mim. A verdade é que quando regresso aos EUA já não me sinto tão confortáve­l como me sentia. É estranho.

O Mishlawi começou a carreira em 2016 com o single ‘ All Night’. Como foi?

Foi muito interessan­te porque foi a primeira música que fiz que obteve uma reação das pessoas. Graças a ela comecei a fazer espetáculo­s e a ter fãs. Foi aí que tudo começou, até

QUANDO VOLTO AOS EUA JÁ NÃO ME SINTO TÃO CONFORTÁVE­L COMO ME SENTIA

fora de Portugal. Começámos a fazer uns espetáculo­s na Rússia e agora temos de lá ir todos os anos. Transforme­i- me quase num fenómeno e isso também me possibilit­ou assinar o meu primeiro contrato.

E chega a este momento, em que lança o primeiro disco, ‘ Solitaire’. É assim que se sente: um músico só?

Esse tít u l o tem mais a ver com a ideia de que a indústria da música é uma espécie de jogo que temos que jogar sozinhos. É uma coisa muito solitária, exatamente como o famoso jogo de cartas. Ninguém joga por nós nem nos tenta ajudar a ganhar. Eu sinto- me um bocadinho assim. Fazer hip- hop em inglês em Portugal é estar um bocadinho por conta própria.

DE UMA FORMA GERAL ESCREVO MUITO SOBRE O AMOR. É UMA TEMÁTICA MUITO USADA NO R& B

S o b r e o q u e e s c r e v e o Mishlawi?

Eu não penso muito sobre aquilo que escrevo. Geralmente tem a ver com momentos e com aquilo que eu sinto em determinad­a altura. Para este disco, curiosamen­te, escrevi mais sobre coisas pessoais do que alguma vez o tinha feito. Quando lançava singles nunca ia tão fundo. Mas, de uma maneira geral, eu escrevo muito sobre o amor porque gosto muito de r& b, e o amor é uma temática muito abordada no r& b.

Vai estrear- se no Coliseu de Lisboa depois de ter passad a p o r v á r i o s f e s t i va i s . Como é que sente o público em relação à sua música ? Tem sido fantástico. Portugal tem uma enorme cultura de espetáculo­s e isso permite- nos fazer grandes digressões num pais pequeno. Aqui sinto- me sempre muito bem recebido.

 ??  ?? MISHLAWI VIVE EM PORTUGAL DESDE OS 10 ANOS.AGORATEM 22
MISHLAWI VIVE EM PORTUGAL DESDE OS 10 ANOS.AGORATEM 22
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal