Correio da Manha - Boa Onda

Promover produtos nas zonas urbanas

- Por Edgardo Pacheco

EM MATÉRIA DE PRODUTOS NACIONAIS COM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA ( IG) OU DENOMINAÇíO DE ORIGEM ( DO), os canais de promoção são, regra geral, os festivais populares que decorrem entre Bragança e o Corvo, que, claro está, se misturam com arraiais de música popular.

Como é evidente, tais festivais são determinan­tes para as economias locais ( produtores há que dependem das vendas num único fim de semana), para a afirmação política dos partidos de cada terra e para a qualidade de vida de quem faz o favor de ainda viver no interior do país.

Ora, se tais festivais são incontorná­veis, as câmaras municipais, as comunidade­s intermunic­ipais ou associaçõe­s comerciais deveriam canalizar parte dos seus orçamentos para a promoção dos produtos I G ou DO nos centros urbanos do litoral, onde, de resto, e x i s t e p o d e r d e compra que permite aos produtores cobra re m mai s pel o seu trabalho.

E isto pode acontecer em eventos que juntem chefs conhecidos, que, como se sabe, têm poder de atração sobre jornalista­s, bloggers e demais gastrónomo­s. De resto, tais iniciativa­s deveriam ocorrer umas três semanas antes dos festivais respetivos em cada terra, por forma a captar mais gente.

Quem faz isto muito bem é a Câmara Municipal de Bragança, com um jantar que todos os anos ( o próximo é já no dia 21 deste mês) junta dezenas de apreciador­es do butelo e das casulas no restaurant­e Nobre, em Lisboa. Houve um tempo em que os urbanos nem sabiam o era o butelo. Mas hoje, também por causa de tais jantares, já vão a Bragança para comprar butelos, casulas e outros enchidos.

NO DIA 21 DESTE MÊS, A CHEF JUSTA NOBRE VAI PREPARAR UM JANTAR DE BUTELO E CASULAS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal