Correio da Manha - Boa Onda

UMTALHA ROBUSTO

PEDRO BAPTISTA RECUPEROU TALHAS CENTENÁRIA­S

-

QUALQUER DIA 1 SERÁ INTERESSAN­TE PERCEBER quantos vinhos de talha nasceram, digamos, nos últimos 2 ou 3 anos.

E isto porque uma categoria com muita tradição no alentejo estaria, na opinião de muitos, condenada a uma nota de rodapé na história contemporâ­nea do vinho alentejano. Mas como a excessiva padronizaç­ão dos vinhos nacionais exige novidade para atrair os consumidor­es, a técnica da talha funcionou muito bem.

Claro que, como seria de esperar, muita criativida­de nas adegas faz com que haja vinho de talha para todos os gostos e feitios, o que deixa muita gente de Vila Alva, Cuba, Vidigueira e arredores a torcer o nariz a alguns vinhos que chegam às prateleira­s. Contudo, convém deixar escrito que a CVR Alentejana tem normas específica­s para garantir que os produtores destes vinhos tenham lisura na produção dos mesmos.

Ora, uma das mais recentes novidades neste domínio é este Cartuxa Talha Bio 2017, que resulta de um trabalho cuidado do enólogo Pedro Baptista na recuperaçã­o de 29 talhas centenária­s ( revestimen­to de pez no seu interior). Com estas fez um branco e tinto. Enquanto o primeiro resulta de um lote vasto de castas, o tinto é feito apenas com A li canteBousc­het.E isto, desde logo,é suficiente para sentirmos que esteé um vinho de talha que foge ao padrão.

Não é que não se sintam as notas de fermentaçã­o em talha, mas é um vinho muito concentrad­o, quer na cor quer nos sabores, com destaque para a fruta bem madura. Então quando se chega ao álcool é que as coisas doem ( 14,5%). Entendemos que alguma moderação seria bom conselho, mas se o mercado gosta...

FUNDAÇÃO EUGÉNIO DEALMEIDAJ­UNTA- SE ÀONDA DOS VINHOS QUE REVIVEM A HISTÓRIA ALENTEJANA UM VINHO QUE NÃO SEGUE A COMPONENTE CROMÁTICA ABERTA DE UM TALHA CLÁSSICO

 ??  ?? Alicante Bouschet, é um tinto potente e denso39 euros
Alicante Bouschet, é um tinto potente e denso39 euros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal