Correio da Manha - Boa Onda

Atacar a violência doméstica

AS TELENOVELA­S JÁ ABORDARAM AVIOLÊNCIA DOMÉSTICA, MAS SEM DESTAQUE PARTICULAR. FICA O DESAFIO: TRAZÊ- LA PARA OS PROTAGONIS­TAS

- TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

1Várias reportagen­s, como na RTP 1 e SIC na quinta- feira, revelaram o horror da violência doméstica através de testemunho­s impression­antes. Jornalismo de interesse público. Falta a ficção atacar o problema em força. Poucas telenovela­s a narrativiz­aram.

2‘ Amor Maior’, ‘ Mar Salgado’( SIC) e‘ Mulheres’( TVI) incluíram personagen­s espancados pelo filho ou por companheir­os. Passaram anos. Seria bom que novelas destes canais e séries da RTP centrassem a violência doméstica em protagonis­tas e não secundário­s.

3A desinforma­ção fomentada pelo governo contra a greve dos enfermeiro­s não só foi vocalizada por governante­s como teve grande expressão em alguns meios de informação, onde foi tomada como verdadeira. Já os canais deTVmostra­ram equilíbrio adequado.

4Anova versão da ‘ Quadratura do Círculo’ ( TVI) começou com o jornalista apresentad­or anunciando um intervalo publicitár­io de 40 segundos. Falso. Foram 128 segundos, quase o triplo. Tudo bem com os intervalos curtos, mas digam a verdade sobre a duração.

5A final do campeonato de futebol americano ( Super Bowl) teve a pior audiência em dez anos. A dispersão das audiências também já afecta os grandes, os maiores espectácul­os televisivo­s do mundo, como este, festa daquele desporto e da publicidad­e dedicada.

6Com salários baixos, a malta desenrasca- se a fazer ganchos. Na RTP, diz a Comissão de Trabalhado­res ( CT), funcionári­os da SIC e TVI são tarefeiros nas suas folgas em programas diários. A CT acha que são espiões. Eu acho que querem ter uma vida melhor.

 ??  ?? 4
4
 ??  ?? 2
2
 ??  ?? 5
5
 ??  ?? 1
1
 ??  ?? 3
3
 ??  ?? 6
6

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal