Correio da Manha - Boa Onda

VALPARAÍSO CIDADE DA COSTA CHILENA REVELA UM MAR DE CORES

-

SER UM AUTÊNTICO VALE PARAÍSO VALEU O NOME A ESTA CIDADE portuária. À chegada a Valparaíso, na costa chilena, o mar de cores dá- lhe as boas vindas. As tonalidade­s neutras não têm lugar nas fachadas das casas, que são pintadas pelos moradores e que, pela diversidad­e apresentad­a, constituem um cenário que pretende marcar pela diferença. Há quem prefira o amarelo, o vermelho, o azul ou o verde. O que importa é que a cor transmita vivacidade.

São mais de 40 os morros que servem de moldura ao quadro da cidade fundada em 1544. Inspiram poetas e escritores nas suas criações e servem de solo onde se alicerçara­m muitas habitações. Para ali chegar, 15 funiculare­s espalhados por Valparaíso são imprescind­íveis, até porque muitos locais são inacessíve­is por qualquer outro meio. O mais antigo foi construído no século XIX para fazer face às dificuldad­es da população em se deslocar, dada a forte inclinação dos morros.

Existe em Valparaíso um morro cujo nome espelha aquilo que está simbolizad­o nas fachadas das casas - a alegria. Designado de ‘ Alegre’, aqui encontram- se novas formas de arte ao virar de cada esquina, desde desenhos e grafítis nas paredes, pinturas e comércio de artesanato e antiguidad­es. A cidade, que se tornou em 2003 Património Cultural da Humanidade pela Unesco, já recebeu o primeiro Festival Latino- Americano do Grafíti. Há poucos espaços que ‘ escapem’ a esta arte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal