Correio da Manha - Boa Onda

ESPAÇOS QUE FAZEM JUSTIÇA AO TÍTULO DE VILA LITERÁRIA

-

NA SEQUÊNCIA DO PROJETO ‘ ÓBIDOS V I L A L I T E R Á R I A’, uma loja de produtos hortícolas e frutícolas biológicos de frutas foi adaptada a livraria, onde os consumidor­es encontram outro tipo de alimento para a alma – os livros.

No Mercado Biológico, localizado na rua Direita, a principal artéria no interior do castelo, para além dos produtos agrícolas e de pão é possível encontrar milhares de livros colocados em mais de mil paletes de madeira que já carregaram fruta, e que foram reaproveit­adas para servirem de prateleira­s.

A par dos livros usados em várias línguas e de obras inde- pendentes, edições de autor e fanzines, as bancas estão repletas de legumes, hortícolas, frutas, ervas aromáticas, chás e compotas, num conceito que tem feito grande furor. Os livros estão à mão de semear e com preços muito atrativos, e acabam por ser escoados quase como se fossem maçãs.

Não é a única livraria em espaços diferentes dos habituais, p o i s n a ‘ Vi l a L i t e r á r i a d a UNESCO’ há cerca de uma dezena de lugares improvávei­s repletos de livros, como uma escola primária desativada ou uma antiga adega fora das muralhas, onde o espaço é dividido com uma cafetaria.

O maior espaço está na antiga igreja de São Tiago, ao final da rua Direita, num local de grande luminosida­de. A terra que aposta na literatura e nos livros como bandeira acolhe também a Casa José Saramago, antiga galeria do Pelourinho, na rua Direita, que homenageia o Prémio Nobel da Literatura português e que tem uma biblioteca/ sala de leitura com vários autores.

FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIO­NAL DE ÓBIDOS ACONTECE EM OUTUBRO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal