Correio da Manha - Boa Onda

Os realities são a pior ficção nacional

- TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

1 Andaram os fascistinh­as a pedir a censura dos realities, mas é a audiência quem decide o seu futuro. ‘ Quem Quer Casar com o Meu Filho?’ ( TVI), programa de ficção a fingir que é realidade, acaba por ter audiência fraca. O público prefere telenovela­s.

2 Noutro programa de ficção, ‘ Quem Quer Namorar com o Agricultor?’ ( SIC), um deles não é agricultor e as casas mostradas não são deles. Até há uma de turismo de habitação, alugada. Fica mais lindo, mais ficção. Arealidade já não é o que era antigament­e. 3 Nas versões internacio­nais ou nacionais, estes realities são a pior ficção que existe. Concorrent­es repetidos que já são profission­ais daquilo, emoções, cenários, acessórios e narrativas a fingir, tudo construído como ficção da tanga. Ficção pimba.

4 O programa dos ‘ nus’ digitaliza­dos ou tapados é outra construção fi cci onal ( TVI). Os concorrent­es dizem muito ter frio, coisa que acontece às pessoas que se deixam filmar sem roupa. O drama!‘ Experiênci­a social’, aquilo? É ficção literalmen­te de tanga. 5 Qual Marlene Dietrich subindo a cavalo a escadaria dum palácio em ‘ A Imperatriz Vermelha’, a nossa Madonna queria filmar a cavalo num palácio sintrense. Não pôde, estragava o chão de madeira. Amuou; diz que se vai embora. Prefiro o filme da Dietrich.

6 Escrevi que o terrorista na Nova Zelândia queria celebridad­e, como Heróstrato, que incendiou o templo de Efeso há 2375 anos. Efeso proibiu a menção do seu nome. Agora a primeira- ministra neo- zelandesa disse que não pronunciar­á mais o nome do terrorista.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal