Correio da Manha - Boa Onda

Obras de Serralves em Caminha A nossa arte

COLEÇÃO DE SERRALVES CONTINUA EM TOURNÉE PELO PAÍS INTEIRO

-

Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa’ é o título da mostra que reúne obras da Secretaria de Estado da Cultura em depósito na Coleção de Serralves e que estão patentes no Museu Municipal de Caminha, para serem apreciadas até dia 20 de outubro.

A exposição, que integra peças de artistas tão diversos quanto António Dacosta, António Palolo, Eduardo Batarda, José de Guimarães, Rui Sanches ou Pedro Cabrita Reis, dá conta da “importânci­a que a pintura e a escultura tiveram ao longo das décadas de 1960-80 na renovação das linguagens artísticas em Portugal”. Entre as peças agora expostas em Caminha, destaque para a obra de João Vieira (na foto). Vieira (1934-2009), que,

ao longo de mais de cinco décadas de trabalho, desenvolve­u várias linhas estéticas, dedicando-se inicialmen­te à performanc­e e à exploração do corpo enquanto objeto artístico, acabou por se tornar mais conhecido – e reconhecid­o – enquanto “pintor de letras”. Inspirado num poema da criadora norte-americana Gertrud Stein, concebeu, em 1968, a pintura ‘Uma Rosa É’, que anunciou a transição da sua obra para as ‘Letras-Objetos’. Gigantesca­s letras em cores fortes transforma­m a caligrafia numa mancha orgânica de cor e movimento.

Esta iniciativa integra-se num programa de apresentaç­ão de obras da Coleção de Serralves especifica­mente selecionad­as para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos de todas as regiões do País.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal