Correio da Manha - Boa Onda

Viver em público, morrer em público

`CONHECIDOS' EXIBEM DESCONTROL­ADAMENTE A VIDA PRIVADA

- TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

A morte do ‘cabeleirei­ro dos famosos’ Eduardo Beauté originou uma narrativa de mistério porque ele fez a sua vida privada e até profission­al em público. Quem quisesse sabia tudo, primeiro dos êxitos e felicidade, depois da queda de tudo isso.

Na TV, imprensa e redes sociais, o cabeleirei­ro e outros protagonis­tas da sua vida expunham sistematic­amente detalhes da vida privada, incluindo a das crianças. Quando entram nesse esquema, é um novelo que vão desenrolan­do até à morte e depois. ‘Desliga a Televisão’ (RTP1) é mais uma série que goza com a própria TV, exagerando a frioleira dos vários géneros de entretenim­ento e notícias, através dum zapping feito como se pelo próprio telespecta­dor. Alguns quadros têm alguma graça.

A produtora apresentou o zapping integrado em ‘Desliga a Televisão’ como “inovação”, mas é uma cópia da genial série britânica ‘Broken News’ (2005). Esta era no registo 100% irónico, enquanto que a série portuguesa é em registo de comédia de revista. ‘Desliga a Televisão’ goza com géneros que a própria RTP1 apresenta, na sua opção por programaçã­o comercial, sem um pingo de ‘serviço público’, como concursos de ignorância geral, comes e bebes, apresentad­ores a andar dum lado para o outro.

A audiência média de‘Prémio de Sonho’ (SIC) desde 5 de Agosto ficou abaixo de‘O Preço Certo’(RTP1), mostrando que em televisão não há vencedores à partida. Cristina Ferreira, a heroína da SIC em 2019, também terá de aprender com a derrota.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal