Correio da Manha - Boa Onda

Filho viaja no espaço misterioso em busca de respostas sobre o pai

BRAD PITT DÁ VIDA A UM ENGENHEIRO ESPACIAL NA PRODUÇÃO `AD ASTRA', QUE COMBINA MELODRAMA FAMILIAR COM FICÇÃO CIENTÍFICA RECHEADA DE EFEITOS ESPECIAIS CUIDADOS

-

Oterritóri­o exigente da ficção científica tem tentado impor-se, nos últimos tempos em Hollywood, numa combinação entre aprumo técnico e densidade dramática. ‘Ad Astra’, filme já em exibição, é o exemplo mais recente de um trabalho que imagina uma viagem espacial, com um drama intimista associado. Neste caso o de um homem (Brad Pitt), que quer perceber o que aconteceu, nos limites do sistema solar, ao seu pai (Tommy Lee Jones), um astronauta experiente que desaparece­u há 16 anos, durante uma expedição ao planeta Neptuno, quando se encontrava em busca de vida inteligent­e.

Nomeado para o Leão de Ouro do último Festival de Veneza, este trabalho do bem cotado realizador James Gray (que dirigiu, antes, pérolas como ‘Nós Controlamo­s a Noite’ ou ‘Duplo Amor’) faz de tudo para criar um ambiente espetacula­r, mas ao mesmo tempo muito preocupado com as motivações do protagonis­ta. O engenheiro espacial a que Brad Pitt dá vida vai numa busca incessante por explicaçõe­s e, ao mesmo tempo, tenta resolver um mistério que pode alterar a ordem das coisas.

Estilistic­amente cuidado, o filme custou praticamen­te 80 milhões de euros e, além de mostrar tecnologia de ponta, procura a verosimilh­ança da realidade aeroespaci­al. Isto sem esquecer nunca o drama humano, que é como quem diz o de um filho à procura do destino do pai.

FILME ESTEVE A CONCURSO NO FESTIVAL DE VENEZA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal