Correio da Manha - Boa Onda

OMD: Os homens de Enola Gay voltam a Portugal

BANDA MÍTICA DOS ANOS 80 VEM A PORTUGAL CELEBRAR 40 ANOS DE CARREIRA, DIA 15 EM LISBOA E 16 NO PORTO

-

Estavam os ainda adolescent­es Andy McCluskey e Paul Humphreys, no final dos anos 70, a tentar dar um novo nome ao projeto musical que tinham em comum, VCL XI, quando se sentiram atraídos por uma das muitas frases e ideias que, entretanto, tinham escrito na parede do quarto de Humphreys: Orchestral Manoeuvers in The Dark. E assim ficou. Andy e Paul, que já estavam juntos desde a escola primária, ficaram ligados para sempre. Aproveitan­do o nova onda da música pop britânica, mais virada para a vertente eletrónica, o duo lançou o seu primeiro disco, ‘Eletricity’, em 1979, abrindo ali uma das mais interessan­tes páginas da história da música. No ano seguinte, conseguem aquele que é provavelme­nte o seu grande sucesso, ‘Enola Gay’, a que se seguiu, em 1981, ‘Souvenir’. Ora, é precisamen­te para assinalar esta carreira de 40 anos, que o grupo vem agora a Portugal, dia 15, na Aula Magna, em Lisboa, e dia 16 na Casa da Música, no Porto.

Depois de algumas entradas e saídas do grupo e de, em 1988, terem suspendido a banda e abraçado outros projetos (em 1996 McCluskey e Humphreys alegaram mesmo declínio do interesse publico), o grupo voltou a reunir-se em 2006, depois de McCluskey ter sido desafiado em direto num programa de televisão alemão. Como estava em processo de divórcio, o músico encontrou ali o conforto de que precisava e chamou Humphreys. De lá para cá não têm parado, tendo passado por alguns dos maiores palcos e festivais do Mundo. Portugal vai vê-los agora, aos dois, na casa dos 60 anos, com toda a intemporal­idade da sua música.

Nesta digressão de celebração, os OMD farão mais de 40 concertos em palcos europeus até fevereiro de 2020, passando por Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, França e Dinamarca, entre outros países.

A banda decidiu intitular esta digressão de ‘Souvenir Tour’, nome de um dos temas mais conhecidos, mas, em rigor, os espetáculo­s que aí vêm têm vários motivos de interesse. “Vamos tocar os nossos êxitos e algum material mais antigo raramente tocado”, afirmou o grupo na página oficial.

 ?? MARC BROUSSELY ??
MARC BROUSSELY

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal