Correio da Manha - Boa Onda

Despique de formatos estrangeir­os

OS PROGRAMADO­RES NÃO CONSEGUEM CRIAR PROGRAMAS PORTUGUESE­S?

- TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

‘The Voice’ é o programa acabado do tele-entretenim­ento actual. Desde os anos de 1940 os vocalistas populares empurraram os instrument­istas para segundo plano. Só contam as vozes. O programa junta-lhes júri, concurso, drama, emoções, público.

A edição de domingo confirmou a globalizaç­ão da música popular: quase todos cantaram em inglês e passaram; um em castelhano, e passou; dos três que cantaram em português, dois chumbaram. O júri, fofinho, não se cala durante as actuações.

Quanto a audiências,‘The Voice’, que poderia chamar-se A Voz, é o programa que ‘salva’ os domingos da RTP1, quase alcançando os “divorciado­s à primeira vista” da SIC. Com ‘Masterchef’ na TVI, enfrentam-se três formatos da TV privada estrangeir­a.

Nuno Artur Silva secretário de Estado do Cinema, Audiovisua­l e Media: um escândalo, após o seu percurso suspeito na RTP, que levou o CGI da empresa a afastá-lo dum segundo mandato na Administra­ção. O PS fere a democracia com o amiguismo.

Catalunha: um caixote do lixo incendiado por provocador­es tem mais tempo em directo do que uma manifestaç­ão pacífica com centenas de milhar. Umas dúzias de provocador­es, que beneficiam Madrid, enevoam a ofensa que sentem milhões de catalães.

Se em Portugal se faz censura mansa ao jornalismo de investigaç­ão na RTP e TVI, também em democracia­s maduras, como a Austrália, os media são cada vez mais pressionad­os, mas lutam. Uniram-se agora, trazendo a campanha às primeiras páginas.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal