Correio da Manha - Boa Onda

O que há de melhor na feira da Golegã

Mundo equestre desfila na Golegã

- POR PAULO FONTE

A VILA RIBATEJANA É PALCO, ENTRE 1 E 11 DE NOVEMBRO, DA FEIRA NACIONAL DO CAVALO. UM EXTENSO PROGRAMA CATIVA PROFISSION­AIS MAS TAMBÉM O PÚBLICO EM GERAL

Avila bem ribatejana da Golegã, no distrito de Santarém, volta a engalanar-se para receber criadores de cavalos, profission­ais e simples curiosos do mundo equestre durante a XLIV Feira Nacional do Cavalo e XXI Feira Internacio­nal do Cavalo. Os certames decorrem de 1 a 11 de novembro, integrados na Feira de S. Martinho.

Sem dúvida uma das mais típicas do País, a feira é frequentad­a por milhares de visitantes, que se surpreende­m com as demonstraç­ões que envolvem o cavalo puro-sangue Lusitano.

Os diversos espaços onde decorrem as atividades estão repletos por aqueles que ali acorrem por gosto, tradição ou simples curiosidad­e. Esta é também a altura ideal para negociar os mais procurados cavalos e provar castanhas, acompanhad­as por água-pé ou jeropiga.

PROVAS E PROCISSÃO

O Largo do Arneiro é novamente o palco central do certame, ali onde está instalado o picadeiro. Merecem atenção redobrada do público as provas equestres a realizar no Hippos – Centro de Alto Rendimento de Desportos Equestres. Não vão faltar atividades como concursos de dressage, saltos, equitação à portuguesa e atrelagem.

No último dia da feira, segunda-feira 11 de novembro, Dia de São Martinho, toda a atenção é prestada à Porta de Fernão Lourenço, local de onde sai o Cortejo dos Romeiros de São Martinho que chegará à Igreja Matriz por volta das 13h00 para a bênção dos romeiros. Um momento em que a religiosid­ade se conjuga com a tradição.

DIAS SÃO MARCADOS PELA CULTURA

EQUINA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal