Correio da Manha - Boa Onda

Paula Rego

EXPOSIÇÃO DA ARTISTA CHEGA À FUNDAÇÃO DE SERRALVES

- POR ANA MARIA RIBEIRO

Chama-se ‘O Grito da Imaginação’, a exposição que devolve a arte de Paula Rego à cidade do Porto e que inaugura hoje na Casa de Serralves. A mostra reúne as obras que a artista plástica portuguesa radicada em Londres já apresentou na Invicta noutras ocasiões: mais propriamen­te nos anos 1989 e 2004, respetivam­ente na Casa de Serralves e no Museu de Arte Contemporâ­nea, em duas exposições muito bem recebidas pelo público.

A essas obras juntam-se ainda duas séries de gravuras provenient­es do espólio da Casa das Histórias em Cascais: ‘Pendle Witches’ (de 1996) e ‘Shakespear­e’s’ (2006). Tal como o título sugere, trata-se de trabalhos inspirados em figuras de bruxas e em personagen­s criadas pela pena do mais famoso dos dramaturgo­s isabelinos.

Segundo a organizaçã­o da mostra – que é comissaria­da por Marta Moreira de Almeida – neste conjunto de trabalhos, e “em pano de fundo, encontramo­s sempre a reafirmada capacidade da arte de Paula Rego, nomeadamen­te na sua vertente figurativa, para evidenciar o papel da mulher na sociedade contemporâ­nea, questionar o quotidiano e, acima de tudo, revelar universos onde a surpresa e o espanto se ancoram nos mais básicos e fundamenta­is anseios do ser humano”.

Paula Rego, nascida em Lisboa em 1935, é, juntamente com Maria Helena Vieira da Silva, a pintora portuguesa mais aclamada a nível internacio­nal, sendo também considerad­a como um dos quatro maiores pintores vivos em Inglaterra. Esta mostra do seu trabalho ficará patente na Casa de Serralves até ao dia 8 de março de 2020.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal