Correio da Manha - Boa Onda

Não se pode dizer que são ciganos?

PODE, SE FOR ELEMENTO FACTUAL RELEVANTE E PADRÃO DE CONDUTA

- TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

Ataque a bombeiros de Borba por um grupo de ciganos. Foi importante? Foi, para os borbenses; e para muitos, por ser violência contra um serviço à população. Devia mencionar-se a etnia dos atacantes? Será racismo referir um facto determinan­te?

Tema mal resolvido no jornalismo. Não se tratava dum caso pessoal, mas de acção conjunta de ciganos que, por passa-palavra, parte da população sabe repetir-se em serviços públicos como hospitais, etc. Esconder a etnia é desservir a informação.

Na CMTV, o jornalista não referiu a etnia, mas fizeram-no três bombeiros, como facto. Como entendê-lo sem o enquadrame­nto num comportame­nto habitual dalgumas comunidade­s ciganas? O comportame­nto está errado, não a informação sobre a etnia.

O problema não é a saia no parlamento ser manchete por anedótica, como escreveu V. Jorge Silva, mas se o anedótico é propaganda, como media noticiarem duas bicas pagas por Costa como ‘cumpriment­o de promessa eleitoral’. Brincam com os cidadãos.

Ouvir uma entrevista interessan­te, como esta da escritora Teolinda Gersão, é sempre uma descoberta de ideias, factos, opiniões. A entrevista longa dá tempo para isso, mesmo que, como em‘Entre Tantos’ (TVI24), as declaraçõe­s sejam montadas.

Escrevi na Sexta passada que o Estado fecha os olhos ao estrangula­mento dos rios internacio­nais por Espanha. Como por encanto, logo a partir de sábado o assunto tornou-se manchete e o governo teve de se pronunciar. Mas ainda falta investigar.

 ??  ?? 5
5
 ??  ?? 4
4
 ??  ?? 2
2
 ??  ?? 3
3
 ??  ?? 6
6
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal