Correio da Manha - Boa Onda

Venha daí à feira do mel e das castanhas

HÁ TRINTA ANOS QUE UMA FEIRA PROMOVE DOIS DOS PRODUTOS MAIS EMBLEMÁTIC­OS DA LOUSÃ. DE HOJE A DOMINGO SÃO DIAS DE ANIMADO ENCONTRO ENTRE PRODUTORES E CONSUMIDOR­ES

-

Omel é um dos produtos mais atrativos da serra da Lousã. Um sabor de elevada qualidade, produzido através do aproveitam­ento da vegetação e da natureza em estado puro da serra, localizada no Centro do País. Nos últimos anos, os incêndios e a vespa velutina têm sido um entrave à produção. Para a promoção do Produto com Denominaçã­o de Origem Protegida, a Câmara Municipal da Lousã realiza há 30 anos a ‘Feira do Mel e da Castanha’, juntando na localidade vários produtores e consumidor­es. Uma oportunida­de única para conhecer de perto os produtores e perceber os métodos de elaboração de um dos sabores mais apreciados da serra. Ao doce do mel juntou-se a castanha. São muitos os castanheir­os que compõem e dão forma à paisagem da Lousã. E um magusto é sempre um bom motivo para uma visita ao certame. A iniciativa tem início hoje e termina no domingo, realizando-se no Parque Municipal de Exposições e contando com a presença de mais de 160 expositore­s (apicultore­s, artesãos, vendedores de castanhas e gastronomi­a). A iniciativa apresenta um programa diversific­ado com atividades que aliam a tradição e a inovação, onde são esperados cerca de 30 mil visitantes.

CASTANHAS E NOVA CERVEJA

Na feira deste ano será lançada a cerveja ‘Lausus-Lousã’, elaborada com ervas aromáticas da serra da Lousã, entre as quais a hortelã e lúcia-lima. Na iniciativa serão ainda promovidos alguns showcookin­gs que procuram promover os sabores locais. A animação está garantida ao longo dos três dias do evento, com vários espetáculo­s. A tarde de domingo termina com a realização de um magusto tradiciona­l no local da feira. No espaço de cinco mil metros quadrados, há ainda tasquinhas com vários petiscos e artesãos que dão a conhecer os seus trabalhos. A Feira do Mel e da Castanha é uma oportunida­de para conhecer os recantos da serra, as aldeias de xisto e as suas gentes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal