Correio da Manha - Boa Onda

Os que ganharam guerras

O MUSEU DO CARAMULO TEM PATENTE A EXPOSIÇÃO `A ARTE DA PERSUASÃO', UMA MOSTRA QUE CONTA COM MAIS DE 200 PEÇAS

-

Cartazes, panfletos ou filmes de países intervenie­ntes na II Guerra Mundial, como os EUA, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Japão ou União Soviética, num total de mais de 200 peças originais, integram a exposição temporária ‘A Arte da Persuasão’, patente no Museu do Caramulo, no concelho de Tondela, até março de 2020.

Esta é uma mostra que privilegia a propaganda sob o enquadrame­nto de forma de arte que a mesma assumiu, cumprindo com o objetivo de qualquer outra obra de arte: provocar emoções e mudar o Mundo.

Produzidos por ministério­s e agências governamen­tais, pela resistênci­a ou empresas privadas, o cartaz impresso foi a principal forma de propaganda, sobretudo pela facilidade de produção e de aplicação em qualquer local. Permitiam que a mensagem estivesse sempre presente junto dos cidadãos e apelavam a que dessem, produzisse­m e se sacrificas­sem em prol do esforço de guerra. Eram a forma de propaganda mais democrátic­a, chegando por igual a todas as pessoas.

Este meio de comunicaçã­o transmitiu a mensagem combinando ilustraçõe­s de teor emocional com mensagens de texto fáceis de decorar. Enquanto na 1.ª Guerra Mundial eram mais artísticos e sombrios, a propaganda no conflito seguinte, em particular a partir de 1943, recorreu a mensagens de texto simples com imagens estilizada­s para uma maior eficácia. Inspiravam patriotism­o e apelavam ao alistament­o, o racionamen­to de comida ou o esforço na produção da indústria de guerra.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal