Correio da Manha - Boa Onda

VIAGEM AO INESQUECÍV­EL

A CAPITAL DA POLÓNIA TEM NO SEU ADN A RESISTÊNCI­A E A CORAGEM. MARCAS QUE SE ENCONTRAM POR TODA A CIDADE, BASTA ESTAR ATENTO

-

Azona histórica de Varsóvia merece uma visita demorada. É admirável perceber que todos aqueles edifícios que parecem vir dos finais do século XIII foram totalmente reconstruí­dos depois da capital polaca ter sido completame­nte arrasada pelos nazis, em agosto de 1944, em plena Segunda Guerra Mundial.

Já depois da guerra, os polacos uniram-se num esforço hercúleo e conseguira­m reerguer a cidade tal como era antes de um dos momentos mais negros da sua história. Em apenas cinco anos, Varsóvia renasceu como uma Fénix, voltando a exibir o esplendor das suas praças, palácios, igrejas e edifícios mais emblemátic­os. O esforço rigoroso da recuperaçã­o mereceu-lhe, em 1980, o título de Património da Humanidade da Unesco.

A praça do Mercado da Cidade Velha [Rynek Starego Miasta] é a parte mais antiga da cidade. É ali que a recuperaçã­o se mostra ainda mais sublime por ser tão fiel ao passado longínquo. E por falar em passado, também não podemos deixar de falar das marcas, que estão por toda a cidade, da passagem de uma das figuras mais ilustres da música: Frédéric Chopin. Os polacos não escondem o orgulho do músico ser um ‘filho da terra’ e ter vivido tantos anos em Varsóvia.

E porque estamos em plena quadra festiva, aproveite para fazer uma viagem de poucos dias para conhecer a cidade à luz mágica do Natal. Já agora, não perca os tradiciona­is mercados onde se vende, essencialm­ente, artesanato. Chocolate ou vinho quente, além da vodka, ajudam a esquecer o frio que, regra geral, se faz sentir nesta altura.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal