Correio da Manha - Boa Onda

SÍMBOLO DE UMA ERA

A BIOGRAFIA “DEFINITIVA” DO CANTOR DOS NIRVANA CHEGA FINALMENTE AO MERCADO NACIONAL EM VERSÃO PORTUGUESA. OBRA DE CHARLES R. CROSS BASEIA-SE EM MAIS DE 400 ENTREVISTA­S E O AUTOR TEVE ACESSO AOS DIÁRIOS DO ARTISTA, QUE SE MATOU AOS 27 ANOS

-

Esta é a “biografia definitiva” de Kurt Cobain e um testemunho que “não poderá ser suplantado por nenhuma outra investigaç­ão”, diz Vladimiro Nunes, que traduziu ‘Mais Pesado do que o Céu’ a partir do original de Charles R. Cross, e que o publica agora através da Pim! Edições. O livro – que “já não é novo” – foi publicado originalme­nte nos Estados Unidos em 2001, mas teve agora direito a uma reedição, “por uma multiplici­dade de razões”. “É uma edição aumentada, porque na altura em que a obra foi escrita ainda não se sabia que o Kurt Cobain tinha escrito diários. O Charles R. Cross teve acesso a esses e outros documentos que mais ninguém viu, como os trabalhos artísticos do Kurt, as canções não editadas, tudo”, conta Vladimiro Nunes. “Esta obra foi escrita em quatro anos, com base em mais de 400 entrevista­s”, acrescenta. “Dificilmen­te será suplantada. Depois, faz 25 anos que Cobain morreu; o primeiro disco que os Nirvana lançaram fez 30 anos e houve, também, os 25 anos do disco ‘MTV Unplugged in New York’. Portanto, para nós, era mesmo importante fazer sair este livro, agora, no nosso país”.

Vladimiro Nunes, que além de editar ‘Mais Pesado do que o Céu’ também o traduziu, diz que a importânci­a de Kurt Cobain

para a música é “incomensur­ável” e que espera “um grande sucesso de vendas” com este lançamento.

“Os Nirvana surgiram num tempo de exceção, num período raro da História em que fenómenos alternativ­os se transforma­ram no mainstream e mudaram tudo”, recorda. “Claro que gostava que fosse um sucesso de vendas. E espero que seja. Mas o setor dos livros é estranho: parece que quanto mais trabalhas nisto menos percebes as ondas. Não consigo antecipar o comportame­nto dos leitores. Sei que quem ler este livro, vai gostar.”

O tradutor diz que “não foi difícil adquirir os direitos” deste livro, que inicialmen­te tinham sido comprados pela Quasi Edições. Mas a editora faliu e não chegou a lançar esta obra, que nos chega agora pela mão da Pim!

Uma história misteriosa em volta de mulheres que, quando adormecem, são transporta­das para um mundo onde a harmonia domina. No entanto, se forem acordadas do seu sono, tornam-se subitament­e violentas. Só Evie é imune à

‘doença’...

Em 1975, duzentos portuguese­s fugiram de Angola, enfrentand­o uma das regiões mais hostis do planeta, para salvarem as suas vidas. A história dessa epopeia é aqui contada por quem a vivenciou.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal