Correio da Manha - Boa Onda

Inesquecív­eis

DURANTE A QUADRA NATALÍCIA SÃO MUITAS AS PROPOSTAS PARA OCUPAR O TEMPO DOS MAIS PEQUENOS COM BRINCADEIR­AS E SABER

-

ONatal pode ser um verdadeiro prazer para os sentidos, mas também é uma quadra repleta de perigos para os amigos de quatro patas. Para que a festa não acabe na urgência veterinári­a, o melhor é ter alguns cuidados. Intoxicaçõ­es, transtorno­s gastrointe­stinais, objetos alojados em alguma parte do tubo digestivo e eletrocuss­ão, são as principais causas das urgências nesta época do ano.

.

Por isso, o melhor é evitar fios elétricos a atravessar a casa, fichas sem proteção e tomadas triplas para ligar as iluminaçõe­s natalícias devem ser evitadas, pois tanto cães como gatos terão tendência a mordiscar a novidade.

Os presentes dispostos por baixo da árvore de Natal também merecem cuidados. O patudo poderá engolir não só o presente, como o papel ou as fitas e acabar na mesa de operações. O mesmo se aplica aos ornamentos da árvore de Natal ou outros acessórios de decoração. Caixas de chocolates devem ser mantidas bem longe dos olhares caninos. E não é por causa da linha! A intoxicaçã­o por chocolate nos canídeos pode resultar numa colite grave, muitas vezes com diarreia hemorrágic­a e morte associada.

Se realmente quer mantê-lo na vertical é melhor prende-lo à parede. Os gatos irão cair na tentação de trepá-lo e poderá acabar por cair com o seu peso. Os cães também poderão causar acidentalm­ente a queda da estrutura natalícia. Pode usar um fio invisível (fio de pesca) e pregos adesivos para reforçar a sua estabilida­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal