Correio da Manha - Boa Onda

Gatos mutantes perdem carisma

MUSICAL `CATS' CHEGA COM POMPA E CIRCUNSTÂN­CIA MAS OS EFEITOS ESPECIAIS, QUE TORNAM OS FELINOS EM HUMANOIDES DIGITALIZA­DOS, ACABAM POR COMPROMETE­R O RESULTADO FINAL

-

Omusical estreou há 38 anos em Londres, mas tornou-se um fenómeno global quando a Broadway pegou nele e o tem exibido anos a fio. ‘Cats’, já nos cinemas portuguese­s, ganhou agora a forma de filme e parece ter tudo para singrar: um elenco de luxo, que inclui Taylor Swift, Idris Elba, Judi Dench ou Ian McKellen; um orçamento chorudo (de mais de 85 milhões de euros) e pejado de efeitos digitais; e a música de Andrew Lloyd Webber, inflaciona­da por novos números e temas inéditos.

No entanto, esta produção falha em quase todas as frentes, sendo que a principal fragilidad­e está, precisamen­te, na tecnologia que insiste em tornar os felinos em humanoides artificiai­s, num trabalho de digitaliza­ção que afasta qualquer esforço de empatia.

‘Cats’ é muito simples em termos narrativos: limita-se a apresentar personagen­s excêntrica­s e peludas, enquanto é preciso decidir qual delas vai ascender a uma outra dimensão para representa­r a tribo Jellicle e viver uma nova vida. É apenas isso, num penoso exercício cheio de coreografi­as excessivas e dotes vocais, que muitas vezes ultrapassa­m o limite do suportável.

Depois de receber um Óscar por ‘O Discurso do Rei’ (2010) e apostar no musical na obra ‘Os Miseráveis’ (2012), o realizador Tom Hooper viu-se a braços com as críticas logo que o trailer deste ‘Cats’ foi parar às redes sociais. Múltiplas vozes condenaram o aspeto visual do filme, o que forçou o cineasta a refazer várias cenas até 36 horas antes da estreia mundial. O esforço de última hora pouco valeu, já que ‘Cats’ respira falhanço por todos os poros.

MUSICAL FOI CRIADO HÁ 38 ANOS EM LONDRES E GANHOU NOTORIEDAD­E QUANDO FOI ADAPTADO NA BROADWAY

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal