Correio da Manha - Boa Onda

2019 - O ano em que tudo mudou

- POR MANUEL FALCÃO DIRETOR-GERAL DA NOVA EXPRESSÃO TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

Há um ano, a TVI liderava tranquila, seguida da SIC e, depois, da RTP1. Em meados de janeiro, as coisas começaram a alterar-se e, hoje em dia, o quadro verificado na semana passada tem-se repetido: a SIC lidera confortáve­l, a RTP1 aparece em segundo lugar e a TVI vê-se na terceira posição. Se olharmos para o que se passou entre 14 e 19 de Dezembro, a RTP teve o programa mais visto, que foi a transmissã­o do jogo Benfica-Sporting de Braga a contar para a Taça de Portugal – e que conseguiu captar 1,6 milhões de espectador­es. A seguir ficaram as novelas da SIC, ‘Nazaré’ e ‘Terra Brava’ e só depois vem o programa líder da TVI, ‘Pesadelo na Cozinha’. A RTP voltou a dar nas vistas com o Porto-Santa Clara, também para a Taça de Portugal,

VAI SER INTERESSAN­TE SEGUIR O QUE SE PASSARÁ NOS CANAIS GENERALIST­AS EM 2020

que registou um milhão de espectador­es. Em resumo, nos dez programas mais vistos, a SIC registou seis, a RTP1 colocou dois, o mesmo número que a TVI.

Foi, também, na semana passada que se soube que o regulador aceitará a compra da Media Capital pela Cofina e o desafio que se coloca aos novos donos da TVI é enorme: conseguir inverter a queda de audiência, conseguir novos conteúdos que sejam populares e ajudem a estação a reconquist­ar público. Só por isso vai ser interessan­te seguir o que se passará nos canais generalist­as em 2020. No entretanto, o streaming continuará a ganhar seguidores, sobretudo se se concretiza­r a entrada da Disney+. Ou seja, as audiências fragmentar-se-ão ainda mais. 2020 vai ser um ano cheio de desafios televisivo­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal