Correio da Manha - Boa Onda

À DESCOBERTA DOS BELOS MONUMENTOS DE SINTRA

VILA ABRE PORTAS DOS SEUS PALÁCIOS

-

COM A CHEGADA DO NOVO ANO, OS PARQUES E MONUMENTOS DE SINTRA IDEALIZARA­M PARA ESTE MÊS UMA PROGRAMAÇíO DIVERSA,

PENSADA PARA “PROPORCION­AR FORMAS DIFERENTES DE EXPERIENCI­AR O PATRIMÓNIO

NATURAL E CONSTRUÍDO”

Aprogramaç­ão é extensa e já no domingo, dia 5, às 15h00, a escritora Isabel Stilwell apresenta no Palácio Nacional da Pena o seu mais recente livro infantil, ‘D. Maria II. A menina Rainha’, numa iniciativa que inclui uma visita aos ambientes domésticos da família real no século XIX. Os participan­tes podem absorver a atmosfera mágica e descobrir como ali viveu a Família Real, isto numa altura em que a vida doméstica, a privacidad­e e o conforto assumiam relevância. No Salão Nobre é possível observar a reconstitu­ição histórica da árvore de Natal de D. Fernando II, reconhecid­o como a figura histórica que introduziu esta tradição na corte. O pinheiro decorado está ilustrado no livro.

Já no fim de semana seguinte, dia 11, às 11h00, o Palácio Nacional de Sintra recebe o programa ‘Danças com História: D. Manuel I – As novas de Lisboa’. Através das danças, sons e trajes da época, a Associação Danças com História proporcion­a aos participan­tes uma viagem até 1515, num trajeto que revive o momento em que D. Manuel I recebeu no Palácio o arquiteto Francisco de Arruda. Foram, então, discutidos temas como a construção da Torre de Belém. Uma visita guiada ao Palácio consta também da programaçã­o.

No fim de semana seguinte, dia 18, às 14h30, é possível conhecer ‘O Palácio Nacional de Sintra noutros sentidos’. Esta é uma atividade concebida para visitantes cegos ou com baixa visão. Um guia especializ­ada convida a perceciona­r o espaço por via da exploração sensorial.

No mesmo dia, 18, sábado, às 15h00, o Centro de Interpreta­ção da Natureza do Parque de Monserrate proporcion­a uma visita pedagógica para crianças e para as famílias, com o objetivo de divulgar os valores naturais mais importante­s da serra de Sintra. É estimulado o contacto com a natureza e a sensibiliz­ação ambiental.

A Quintinha de Monserrate recebe no dia 25 mais uma sessão de‘Era uma vez na Quintinha’. Uma atividade que permite aos mais novos conhecerem as tarefas de uma quinta, na companhia do irmãos Túlio e Tibério, sempre à procura de ajuda para cuidar dos animais e de outros trabalhos no campo. Não vão faltar jogos tradiciona­is e surpresas.

PROGRAMA VARIADO DÁ BOAS-VINDAS AO NOVO ANO

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1. No salão Nobre do Palácio da Pena é possível observar a reconstitu­ição da árvore de Natal de D. Fernando II 2. Passear de charrete no Parque da Pena é uma atividade a ter em conta. Proporcion­a uma viagem no tempo. Só mediante reserva prévia 3. ‘Era uma vez na Quintinha’ permite aos mais novos conhecerem as tarefas típicas de uma quinta. Uma iniciativa que conta com os irmãos Túlio e Tibério 4. Uma visita aos monumentos de Sintra é garantia de divertimen­to e de uma lição de história
1. No salão Nobre do Palácio da Pena é possível observar a reconstitu­ição da árvore de Natal de D. Fernando II 2. Passear de charrete no Parque da Pena é uma atividade a ter em conta. Proporcion­a uma viagem no tempo. Só mediante reserva prévia 3. ‘Era uma vez na Quintinha’ permite aos mais novos conhecerem as tarefas típicas de uma quinta. Uma iniciativa que conta com os irmãos Túlio e Tibério 4. Uma visita aos monumentos de Sintra é garantia de divertimen­to e de uma lição de história
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal