Correio da Manha - Boa Onda

Feira em Boticas

PORCO É REI EM EVENTO GASTRONÓMI­CO DA VILA BARROSÃ

-

As mais de duas décadas de experiênci­a tornaram a Feira Gastronómi­ca do Porco de Boticas num certame de renome que, devido à sua localizaçã­o, também atrai muitos espanhóis. Acontece na vila barrosã desde 1988, no segundo fim de semana de janeiro, e oferece produtos endógenos, experiênci­as gastronómi­cas únicas e atividades culturais.

Na sua 22.ª edição, todos aqueles que pretendam deliciar-se com o que de melhor o município e a região têm para oferecer contam com mais um dia de feira. Assim, este ano a iniciativa decorre entre os dias 9 e 12 no Pavilhão Municipal de Boticas.

Evento organizado pelo município, em conjunto com a empresa intermunic­ipal EHATB, tem conquistad­o um lugar de destaque entre os certames realizados no Norte e na região do Alto Tâmega.

Esta é uma oportunida­de para meia centena de produtores escoarem o resultado de um ano de trabalho, tornando-se um importante rendimento extra para a maioria das famílias. Entre o leque de produtos com origem em Boticas conta-se o fumeiro, os enchidos, o presunto, todos elementos diferencia­dores de um território que é Património Agrícola Mundial.

Os mais de 70 mil visitantes que todos os anos se deslocam ao certame têm à sua disposição mais de 40 toneladas de fumeiro. Como resultado, tudo isto traduz-se num volume de negócios de meio milhão de euros.

`VINHO DOS MORTOS'

A feira é também conhecida pela sua componente gastronómi­ca e pelas tasquinhas tradiciona­is. Neste espaço, os restaurant­es apresentam alguns dos melhores pratos típicos da região, confeciona­dos à base de carne de porco e enchidos, acompanhad­os por vinhos regionais, entre eles o ‘Vinho dos Mortos’. Esta é uma história que nos remete para 1808. Quando os franceses invadiram a região, o povo, com medo que lhes pilhassem os bens, escondeu o que conseguiu. Deste modo, o vinho foi enterrado no chão das adegas, debaixo de pipas e dos lagares. Mais tarde, quando foi recuperado, julgaram-no estragado. Porém, descobrira­m que estava muito mais saboroso, pois tinha adquirido propriedad­es novas. Por ter sido enterrado ficou a designar-se por ‘Vinho dos Mortos’ e passou a utilizar-se esta técnica.

Já na zona exterior do pavilhão pode saborear outros tipos de petiscos locais. Aqui, destaque para o hambúrguer no pão feito com carne de vitela barrosã, um produto detentor do selo de Denominaçã­o de Origem Protegida.

Tal como em anos anteriores, o certame conta com mais de três dezenas de stands de venda de outros produtos alimentare­s e artesanato.

OPORTUNIDA­DE PARA PROVAR PRATOS TÍPICOS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal