Correio da Manha - Boa Onda

Floresce de arte urbana

É, CADA VEZ MAIS UMA DAS GRANDES CAPITAIS MUNDIAIS DAS CRIAÇÕES DE RUA. DE VHILS A BORDALO II, TODOS QUEREM DEIXAR A SUA MARCA

-

As ruas e edifícios de Lisboa estão cheias de estilos e mensagens. Nos últimos anos, a capital portuguesa transformo­u-se num belo museu a céu aberto, com obras espalhadas por todos os seus bairros, o que faz dela uma das capitais europeias (e até mundiais) da arte urbana.

Dos já badalados Alexandre Farto mais conhecido como Vhils - e Bordalo II, passando por Vanessa Teodoro e RAF, mas também por grandes nomes do panorama internacio­nal, a cidade de Lisboa está cheia de propostas para os amantes da arte urbana, que não terão dificuldad­e em encontrar pontos de interesse para elaborar roteiros nos quais possam apreciar o que de melhor se faz na arte de rua.

Entre os destaques encontram-se o Lince-Ibérico de Bordalo II, instalado junto à Gare do Oriente (que pretende alertar para a emergência climática); o Talude de RAF, instalado na Alta de Lisboa desde novembro (uma das maiores obras de arte urbana da Europa a ser feita por um só artista); O Elevador de Entrecampo­s de Vanessa Teodoro (intervençã­o inspirada em padrões africanos e na pop art); e a Calçada de Vhils, a caminho das Portas do Sol, em homenagem a Amália. Mas um pouco por todo o lado há bairros a florescer de arte e o Lumiar e o bairro de Padre Cruz são bons exemplos. A não perder.

Oerotismo é tão antigo como a criação do Mundo. E a poesia medieval reflete-o de uma forma muito particular. Ciente disso, o professor e investigad­or Victor Correia reuniu um conjunto de poemas eróticos dos cancioneir­os medievais galego-portuguese­s e traduziu-os para português contemporâ­neo. O resultado é uma obra inédita,‘Poemas Eróticos dos Cancioneir­os

Medievais Galego-Portuguese­s’, que chegou esta semana às livrarias.

Adultério, amantes, mancebia, poligamia, sexo e interesses económicos, prostituiç­ão, incesto, comportame­nto sexual dos religiosos, gravidez indesejada, doenças venéreas, impotência, homossexua­lidade masculina e feminina, bissexuali­dade e comportame­nto sexual em geral: tudo está nas cantigas de escárnio e maldizer, que estão na base deste livro. “Nos últimos anos têm sido feitas edições das cantigas de amigo e das cantigas de amor, umas em língua original, outras traduzidas para português. No entanto, as cantigas satíricas e, principalm­ente, os textos eróticos têm continuado na sombra”, refere Victor Correia, que reuniu poemas escritos entre os séculos XII e XIV, em Portugal, Galiza, Leão e Castela. A obra resulta de uma investigaç­ão a partir da consulta

Uma obra que reúne, pela primeira vez, poemas dispersos, organizado­s e traduzidos para português contemporâ­neo, acessível a todos. Trata-se de uma edição da Guerra & Paz, com 192 páginas e o custo de 16,50 €.

Este livro reúne 365 episódios da história de Portugal e do Mundo. Factos conhecidos, como grandes batalhas e conquistas, revoluções ou tratados fundamenta­is, e outros menos conhecidos, mas não menos importante­s e curiosos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal