Correio da Manha - Boa Onda

CONCERTOS DE MADONNA EM LISBOA

SAIBA O QUE ESPERAR

-

Abagunça gloriosame­nte insana dos seus sonhos” ou “o testemunho da genialidad­e que existe na sua loucura”. Foi assim que a revista Rolling Stone descreveu a nova digressão de Madonna, ‘Madame X’ que dia 12 chega ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para uma maratona de 8 datas (a cantora atua ainda dias 14, 16, 18, 19, 21, 22 e 23 de janeiro). É verdade que, nos últimos dias de 2019, a rainha da pop foi obrigada a cancelar o último espetáculo da digressão norte-americana por motivos de saúde e devido ao que a própria chamou de “dores indescrití­veis”, mas entretanto Madonna já esteve em repouso pelas ilhas Maldivas e deverá estar recuperada para Portugal.

Pensado para salas mais pequenas, onde se enquadra precisamen­te o coliseu de Lisboa, o espetáculo ‘Madame X’ é um pandemónio, no bom sentido, um quase parque de diversões musical criado por

NO CONCERTO OUVE-SE FADO E GUITARRA PORTUGUESA

uma mente artística que de repente se viu altamente influencia­da por Portugal, pela música portuguesa e lusófona. Nos espetáculo­s realizados até ao momento, Madonna deu espaço à guitarra portuguesa tocada pelo pequeno génio de 16 anos, Gaspar Varela, cantou um fado para lembrar a amiga Celeste Rodrigues, recordou Cesária Évora com ‘Sôdade’ e fez escutar as Batukadeir­as de Cabo Verde, pelo que há uma enorme expetativa para perceber o que a rainha da pop irá apresentar agora em Portugal, país que escolheu e que a acolheu em 2017. Mas há outras influência­s no espetáculo ‘Madame X’, como também já existiam no disco, da pop à música latina, do rock à quase música sacra. ‘Madame X’ é um exercício de estilo em torno da música que em palco se transforma numa montanha russa, numa experiênci­a única que tanto se estranha como se entranha. Não será por acaso que o espetáculo começa com uma frase de James Baldwin: “A arte existe para provar que toda a segurança é uma ilusão e os artistas estão aqui para perturbar a paz”. O espetáculo que, entre banda, coreógrafo­s, equipa técnica, bailarinos, designers, conta direta e indiretame­nte com a colaboraçã­o de cerca de 200 pessoas, está dividido em vários atos e conta com um alinhament­o com perto de 25 temas, entre os quais ‘Express Yourself’, ‘Papa Don’t Preach’, ‘Like a Prayer’ ou ‘Rescue Me’.

DIGRESSÃO ENVOLVE MAIS DE 200

PESSOAS

 ??  ??
 ?? REUTERS ??
REUTERS
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal