Correio da Manha - Boa Onda

Dá-se com pessoas mas não gosta de outros cães...

- ENVIE AS SUAS DÚVIDAS PARA: CONSULTORI­ODOSANIMAI­S@CMJORNAL.PT

Oprocesso de socializaç­ão, dentro ou fora da mesma espécie, é fundamenta­l para a construção de relações nas sociedades nos mais diversos espaços. É através deste processo que os indivíduos interagem e se integram. A socializaç­ão é desencadea­da por meio de uma complexa rede de relações sociais. Nos cães, a socializaç­ão deve ser iniciada logo nos primeiros meses de vida, daí a importânci­a de um cachorro se manter até aos dois meses de idade junto da ninhada e da progenitor­a. Existe outra ‘janela de oportunida­de’ durante o desenvolvi­mento do cachorro que deve ser encarada como um momento único para a formação do seu temperamen­to. Entre as 12 e as 18 semanas, o que acontecer nesta fase terá um impacto direto no seu desenvolvi­mento. Em idade adulta, a socializaç­ão é um processo mais delicado, uma vez que a inexistênc­ia de interação com outros cães na fase de cachorro pode agora desencadea­r comportame­ntos indesejado­s provocados por medo.

COMO DEVE ATUAR

Para socializar um cão em idade adulta é preciso ter em conta aspetos como:

Não o deve obrigar a brincar com outros cães logo no início do processo de socializaç­ão. Mantenha-se por perto para o seu cão observar o comportame­nto dos outros cães, elegendo sempre um grupo de indivíduos sociáveis e brincalhõe­s. Recompense bons comportame­ntos e iniba os maus, não permitindo qualquer tipo de demonstraç­ão de agressivid­ade.

Vá apresentan­do novos cães e pessoas de forma gradual, procurando sempre ambientes e animais calmos e bastantes sociáveis

A distância entre o seu cão e os outros cães vai diminuindo gradualmen­te, até chegar à socializaç­ão plena. Nunca se esqueça de reforçar as boas condutas do seu cão e de nunca lhe permitir qualquer tipo de agressivid­ade perante os outros cães.

Se o seu cão demonstrar algum medo ou agressivid­ade na presença de outros cães, é sinal de que ele não está preparado para uma socializaç­ão plena. Volte atrás no processo de socializaç­ão e espere que seja o cão a decidir qual o momento certo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal