Correio da Manha - Boa Onda

As verdades relativas do poder

OUTRO TIPO DE `FAKES': UMA PROMESSA OU MENTIRA SUBSTITUI A ANTERIOR

- TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

Cabrita negava faltar equipament­o aos polícias; diz agora que o compram porque querem. Há anos, o antecessor Costa mandou a polícia contra os trabalhado­res da Sorefame; hoje, Costa quer um país de comboios. O PS é dono da verdade relativa.

Agora, Expresso e SIC fazem um estardalha­ço com o caso Isabel dos Santos. E fazem bem. Mas, há anos, o Expresso prometeu divulgar uma lista de jornalista­s avençados pelo poder, incluídos nos Panamá Papers.Até hoje. É a censura cirúrgica.

O ex-secretário da Cultura do Brasil fez um vídeo em que copiava e parecia um Goebells tropical. Seria ridículo se não fosse um sinal da fácil chegada de trauliteir­os ao poder em democracia­s. O vídeo era uma apologia da visão nazi da arte.

Se Azeredo Lopes indicou Costa como testemunha é porque quer muito safar-se e para isso, se necessário, trama Costa. O terror do Sistema em que Costa testemunhe presencial­mente revela, entretanto, o desrespeit­o pela independên­cia da Justiça.

“Arranco-te a cabeça”, disse Varandas a um chefe do Setúbal que terá‘crescido’ para ele. O médico militar Varandas sabe do que fala: pode fazer-se, como no caso da massagista tailandesa. O futebol segue dentro de minutos, perdão, de anos.

No Brasil, o Supremo reverteu decisão a proibição por um tribunal menor do programa ‘de Natal’ da Porta dos Fundos; em Portugal, o tribunal de Sintra decidiu não julgar Ana Gomes, acusada de difamação por Isabel dos Santos. Bons ventos.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal