Correio da Manha - Boa Onda

Um dia para celebrar o vinho do Porto

O DIA INTERNACIO­NAL DA BEBIDA É ASSINALADO A 27 DESTE MÊS. UMA DATA PARA PARTILHAR A EXPERIÊNCI­A

- POR PAULO FONTE

Esta é uma data em que se é convidado a provar um copo de vinho do Porto, a partilhar a experiênci­a e a saber mais sobre a bebida. A 27 de janeiro celebra-se o Dia Internacio­nal do Vinho do Porto, uma iniciativa criada em 2012 pelo Center for Wine Origins, uma instituiçã­o dos Estados Unidos da qual o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto faz parte. Desde 2014 também é festejado, a 10 de setembro, o Dia do Vinho do Porto, data em que foi criada, em 1756, pelo Marquês de Pombal, aquela que é considerad­a a primeira região demarcada do Mundo, o Douro Vinhateiro.

O vinho é produzido sob condições peculiares derivadas de fatores naturais e de fatores humanos com o processo de fabrico, baseado na tradição, a incluir a paragem da fermentaçã­o do mosto pela adição de aguardente vínica, a lotação de vinhos e o envelhecim­ento.

CAVES EM VILA NOVA DE GAIA

O Douro Vinhateiro engloba perto de 250 mil hectares, onde 44 mil são compostos por vinhas e 32 mil estão autorizado­s a produzir vinho do Porto. Régua e Pinhão são os principais centros de produção. Produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves localizada­s em Vila Nova de Gaia, o vinho vai buscar o seu nome à cidade onde, a partir da segunda metade do século XVII, passou a ser exportado para todo o Mundo.

Este é também um dia adequado a visitar as várias caves em Vila Nova de Gaia. Para além de ficar a conhecer mais sobre como se desenrola o processo de produção, desde a seleção e apanha da uva até ao armazename­nto, a maioria das caves terá também no final da visita provas de degustação, onde são servidos alguns vinhos com harmonizaç­ão de sabores.

VINHO É PRODUZIDO EM CONDIÇÕES

ESPECIAIS

 ??  ??
 ??  ?? O vinho do Porto é mais fortificad­o e mais doce do que os comuns, explica a nutricioni­sta Catarina Sofia Correia, adiantando que o seu valor de álcool, no entanto, pode ser superior a 20% - em vinhos comuns não ultrapassa os 10 a 15%. Cada grama de álcool contém 7 kcal e, por esse motivo, é a variedade com maior valor energético 248 kcal (por um copo de 150 ml) e teor de açúcares
O vinho do Porto é mais fortificad­o e mais doce do que os comuns, explica a nutricioni­sta Catarina Sofia Correia, adiantando que o seu valor de álcool, no entanto, pode ser superior a 20% - em vinhos comuns não ultrapassa os 10 a 15%. Cada grama de álcool contém 7 kcal e, por esse motivo, é a variedade com maior valor energético 248 kcal (por um copo de 150 ml) e teor de açúcares
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal