Correio da Manha - Boa Onda

Como cuidar de cães após uma cirurgia?

- POR NADINE VIEGAS MÉDICA VETERINÁRI­A ENVIE AS SUAS DÚVIDAS PARA: CONSULTORI­ODOSANIMAI­S@CMJORNAL.PT

Operíodo pós operatório pode ser um momento angustiant­e se nos sentirmos perdidos e sem saber como atuar. Dependendo do que foi a cirurgia, haverá requisitos diferentes em termos de tratamento de feridas, recuperaçã­o e tempo de descanso, bem como de medicament­os ou terapias de suporte de que possam necessitar.

Na maior parte dos casos, as primeiras 24 horas são as mais críticas e neste período o mais importante é garantir que o animal se sinta confortáve­l, aquecido seguro e vigiado. É sempre importante que se mantenha hidratado. A alimentaçã­o neste período deve ser fracionada em várias tomas ao longo do dia.

ATENÇÃO AO ANIMAL

Quando falamos em manter o animal vigiado, devemos ter atenção a alguns sintomas anormais, como:

Tremores;

Fraqueza extrema ou prostração; Sangrament­o / corrimento da área da ferida ou em qualquer outro lugar;

Febre;

Vómitos ou diarreias;

É importante vigiar a urina, cor, cheiro ou presença de sangue, assim como estar atento se o nosso animal está a evacuar ou não. Tenha em atenção que é normal que esteja uns dias sem fazer fezes, pois fez jejum no período pré-cirúrgico e comeu menos nos pós-cirúrgico.

Será imprescind­ível fazer a medicação que o médico veterinári­o receitou na forma como está descrita; se tiver alguma dúvida ou incapacida­de de administra­r a medicação, é preferível contactar o médico veterinári­o em vez de fazer o tratamento prescrito de forma errónea.

Deverá ser sempre respeitado um tempo de repouso onde os passeios serão aumentados de intensidad­e e esforço consoante o tipo de cirurgia a que o animal foi submetido e segundo as indicações do médico veterinári­o.

Para algumas cirurgias, em particular as ortopédica­s, pode ser útil o cão ter alguma terapia pós-cirúrgica para ajudar a promover a cura, tais como a fisioterap­ia, hidroterap­ia ou acupuntura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal