Correio da Manha - Boa Onda

Oscars: 11 nomeações para o cretinismo

«JOKER»: EMBALAR COITADINHO­S COM UMA ESTÓRIA IDIOTA

- TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

O argumento de ‘Joker’ é muito estúpido. De uma situação incrédula constrói um coitadinho, vítima da sociedade, que é contra o político ‘fascista’, mas que é quem no fim surge como chefe duma multidão, como sempre, estúpida. Safa-se a música.

Que ‘Joker’ seja favorito aos Oscars não surpreende. Foi feito para os milhões de indivíduos deste mundo que, à conta de terem mais poder na sociedade comunicaci­onal, se sentem paradoxalm­ente mais isolados. Teremos coitadinho­s para décadas.

O caso da Amadora, bem ilustrado por cidadãos que o filmaram, mostra como acicatar o racismo não serve a ninguém. A cidadã resistiu ao polícia, mordeu-o e, este, com paciência, esteve no chão com ela 10 minutos e ainda pediu para filmarem.

Sem imagens do que aconteceu no carro policial, as versões são contraditó­rias. Foi agredida? Autoflagel­ou-se? Inventou racismo inexistent­e? Houve racismo e agressão? Ainda não há provas, mas o debate público está inquinado ideologica­mente.

Na SIC, ‘Amigos Improvávei­s’ segue o modelo dos reality shows: provoca uma situação extrema para obter resultados rápidos e extremos: um jovem vai viver, não com a avó, mas com um idoso que desconhece. No cabo há dezenas de realities assim.

Jovem e idoso: artifício esperto, para manter audiência dos mais velhos, que são quase metade de quem vê a TV generalist­a, e atrair faixas etárias mais novas, que lhe vão escapando. A estas produções comerciais chamam ‘experiênci­as sociais’.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal