Correio da Manha - Boa Onda

Rico fumeiro

O CLIMA, A MATÉRIA-PRIMA E O TEMPERO FAZEM DO FUMEIRO DE VINHAIS UM PRODUTO COM UM SABOR PECULIAR

-

Vinhais apresenta-se como a Capital do Fumeiro e de 6 a 9 de fevereiro assinala os 40 anos de um produto de excelência deste concelho transmonta­no com a realização de mais uma feira. São esperados mais de 80 mil visitantes.

A edição deste ano conta com cerca de 70 produtores, na maioria produtores do concelho de Vinhais. Do salpicão à chouriça de carne, do butelo à alheira, do chouriço azedo ao doce, há muito por onde escolher.

CLIMA, CARNE E TEMPERO

O fumeiro de Vinhais tem caracterís­ticas singulares. O clima, a matéria-prima e o tempero são alguns dos fatores que contribuem para a qualidade deste produto. O clima em Vinhais é frio e seco na altura das matanças, o que ajuda a uma boa cura das carnes e do fumeiro. A matéria-prima é a carne do porco bísaro, que tem um sabor inconfundí­vel e uma textura única graças à gordura intramuscu­lar. A carne é macia, marmoreada e suculenta. Para completar, o tempero - feito em vinha de alhos, com água, vinho, alho, sal e louro.

A 40.ª edição da Feira do Fumeiro conta ainda com um espaço gourmet, com 60 stands. É a área dos doces conventuai­s, da pastelaria típica de Vinhais, azeite, vinhos, queijos, entre outras iguarias. O certame apresenta ainda um pavilhão onde se situam as tasquinhas, que servem o melhor da gastronomi­a de Vinhais e um espaço onde vai estar em exposição todo o tipo de artesanato, oriundo de vários locais. Destaque, também, para a exposição de máquinas agrícolas, com 12 expositore­s, jornadas do porco bísaro, concurso nacional de suínos da raça bísara, demonstraç­ão de corte de presunto, concurso do melhor salpicão, chegas de touros e feira de rua.

A Feira do Fumeiro não se faz apenas de comes e bebes. Também reina a animação. Para esta edição, e no que à música diz respeito, destaque para os concertos de António Zambujo (dia 7) e Expensive Soul (dia 8). O certame conta ainda com a participaç­ão de grupos da terra, com concertina­s e ranchos folclórico­s, que atuam ao longo dos quatro dias.

ENTRE SALPICÕES, BUTELOS E ALHEIRAS, HÁ MUITA MÚSICA, COM ANTÓNIO ZAMBUJO, EXPENSIVE SOUL E FOLCLORE

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal