Correio da Manha - Boa Onda

Prova ecológica dá uma árvore a cada participan­te

MONSANTO, O PULMÃO DE LISBOA, ACOLHE O EVENTO PRINCIPAL DE 10 KM, A CAMINHADA DE 5 KM E A KIDSRACE PARA OS MAIS JOVENS. ACONTECE NO PRÓXIMO DIA 16

-

ACorrida da Árvore cumpre a sua 25.ª edição no próximo dia 16 deste mês, num evento ecológico realizado em Monsanto, o pulmão de Lisboa. Com mais de 20 mil participan­tes ao longo das 24 edições, a Corrida da Árvore tem-se destacado por ser uma das primeira provas ecológicas. Sempre com o objetivo de sensibiliz­ação para os cuidados com a natureza.

A contribuir de forma decisiva para o sucesso da iniciativa está o prémio de participaç­ão a todos os atletas: uma árvore.

Em vez da tradiciona­l medalha, cada um dos concorrent­es levará consigo uma árvore para plantar onde quiser.

O êxito obtido ao longo dos anos já fez crescer esta prova. Começou apenas com a corrida de 10 km, tendo agora uma caminhada de 5 km e uma KidsRace (prova para as crianças) com 1 km. Ou seja, um evento para toda a família e nível de competidor­es.

MONSANTO É O PALCO

O local das provas não podia ser o mais indicado. São todas disputadas em Monsanto, o pulmão de Lisboa. O evento principal mantém-se fiel ao traçado de 10 quilómetro­s, a medida standard das provas de estrada. A partida, marcada para as 10h00, é na estrada do Penedo e a chegada estará instalada na Alameda Keil do Amaral.

A caminhada começa cinco minutos depois e tem 5 km. É um evento que pode ser feito a correr ou a caminhar. As crianças são as primeiras a entrar em ação, a partir das 09h30.

AJUDAR O AMBIENTE

O evento está integrado no projeto EcoX da Xistarca, empresa organizado­ra. Com o lema de ‘Vamos ajudar o ambiente’, são pedidas algumas recomendaç­ões a todos os participan­tes. Deve começar por evitar levar o comprovati­vo da inscrição em papel, optando pelo formato digital; traga um saco reciclado para levantar o kit (dorsal, t-shirt e alguns brindes); Não deite lixo para o chão, serão instalados alguns contentore­s destinado a esse lixo junto ao abastecime­nto (5 km) e na meta; junte-se a outros atletas, de forma a deslocarem-se para o local em apenas uma viatura de forma a reduzir as emissões de CO2.

Nos abastecime­ntos, pode optar por usar a sua própria garrafa fazendo o refill nessas zonas. A organizaçã­o oferece uma garrafa no final, que depois pode ser reutilizad­a nos pontos de água pública no local. Boa corrida e lembre-se de respeitar o ambiente.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal