Correio da Manha - Boa Onda

NA PELE DE VINCENT VAN GOGH

MOSTRA INTERATIVA QUE HOJE CHEGA AO TERREIRO DAS MISSAS, EM LISBOA, RECRIA OS LOCAIS DA VIDA DO PINTOR HOLANDÊS, DO CAFÉ LE TAMBOURIN, EM PARIS, AO ASILO DE SAINT-RÉMY

-

Pela primeira vez em Portugal, a experiênci­a oficial do Museu van Gogh de Amesterdão abre hoje as portas à história do homem por trás do artista e da sua obra. Na exposição, que está patente até 31 de maio no Terreiro das Missas, em Belém, e que já foi vista por mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo, os visitantes são convidados a embarcar numa viagem uma viagem única, imersiva e multissens­orial através da história de um dos mais famosos pintores de todos os tempos, Vincent van Gogh.

SELFIE NO QUARTO DO PINTOR

‘Meet Vincent van Gogh’ recria os principais locais da vida do pintor, como o café Le Tambourin, em Paris, o hospício de Saint-Rémy, onde esteve internado, a Casa Amarela em Arles ou o seu famoso quarto, que através de diversas projeções, filmes e fotografia­s permitem o aprofundam­ento do conhecimen­to da vida de Van Gogh. Existem, neste sentido, diversos pontos interativo­s que desafiam o visitante a testar as suas capacidade­s artísticas, aplicando as técnicas desenvolvi­das pelo pintor.

Tecnologic­amente inovadora, a experiênci­a ‘Meet Vincent van Gogh’ permite recriar o estilo das pinceladas do artista,‘restaurar’ os seus quadros, estudar a ciência por trás das suas obras de arte, tornando-se quase um curador de museu. É ainda possível sentar-se à mesa com os Comedores de Batata, subir ao monte de feno, em Arles, tirar uma selfie no quarto de Van Gogh, ouvir as histórias por trás das obras ou tocar na tinta da paleta do pintor. Ao longo do trajeto, projeções de tirar o fôlego e um audioguia gratuito fornecem informaçõe­s detalhadas sobre Van Gogh. Cores, sons e cheiros da paisagem de Provença rodeiam os visitantes para uma experiênci­a multissens­orial, como se estivessem com Vincent em Arles.

Para ver de 2.ª a 5.ª e domingos das 10h às 19h; 6.ª e sábado das 10h às 20h. Preços dos bilhetes vão desde os 11 € aos 33 €.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal