Correio da Manha - Boa Onda

Percurso mineiro cumprido a pé

`ALJUSTREL TEM UMA MINA' APRESENTA COMO TEMÁTICAS O COMPLEXO MINEIRO, O ESPAÇO URBANO E A PAISAGEM RURAL

-

Conhecer Aljustrel a pé pelos principais locais de interesse da vila é agora possível naquele que é considerad­o o Maior Percurso Mineiro Urbano do País. Apresenta uma extensão de 12 quilómetro­s e uma duração de três a quatro horas, com passagens por caminhos urbanos, passadiços de madeira e caminhos rurais.

A proposta do município aos amantes das caminhadas passa pelo cruzar de ruelas, praças e monumentos, ao mesmo tempo que se aprecia o património religioso, o mineiro e aquele que está ligado à atividade agrícola. Tudo na forma mais sustentáve­l de conhecer a vila.

NOVO CAMINHO PEDESTRE

‘Aljustrel tem uma mina’ é o título deste novo caminho pedestre que combina o complexo mineiro, o espaço urbano e a paisagem rural. A sinalética já começou a ser instalada e em alguns locais já podem ser avistados os traços marcados a vermelho e a amarelo que indicam o caminho correto, o errado e a indicação para virar à esquerda ou à direita. O trajeto que está marcado é o utilizado e reconhecid­o de forma internacio­nal como a de um percurso de Pequena Rota,

O grau de dificuldad­e do caminho é baixo, o que permite a acessibili­dade a pessoas com mobilidade reduzida, em equipament­os adequados, e a invisuais, desde que acompanhad­os. A partida e a chegada deste percurso é a antiga Escola Primária da Avenida, em frente ao jardim público 25 de Abril.

VILA NO BAIXO ALENTEJO

A rota surge no âmbito do projeto TransAlent­ejo, que tem como fim dinamizar o turismo de natureza, e é promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A vila de Aljustrel está localizada no Baixo Alentejo, distrito de Beja. É uma zona marcada pela interiorid­ade, onde predomina a planície, que se torna mais ondulada quando se desce para Sul.

O GRAU DE DIFICULDAD­E DESTE PERCURSO É BAIXO E ESTÁ ACESSÍVEL A PESSOAS COM

MOBILIDADE REDUZIDA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal