Correio da Manha - Boa Onda

Rainha do Tejo à mesa

DURANTE O MÊS DE MARÇO, DUAS DEZENAS DE RESTAURANT­ES DO CONCELHO DE SALVATERRA DE MAGOS VÃO CONFECIONA­R PRATOS EM QUE O PONTO COMUM SERÁ A ENGUIA. NO EVENTO DO ANO PASSADO FORAM CONSUMIDAS SEIS TONELADAS DESTE PEIXE `RIBATEJANO'

-

Durante o mês de março, os apreciador­es da enguia têm um ponto de paragem obrigatóri­o: Salvaterra de Magos. A 24.ª edição do certame gastronómi­co ‘Mês da Enguia’ divide-se este ano entre 20 restaurant­es do concelho, que vão ter este produto genuíno da identidade ribeirinha da Lezíria do Tejo em destaque nas ementas.

Este é um festival que, ano após ano, tem vindo a crescer em número de visitantes que se deslocam a Salvaterra para provar a ‘rainha do Tejo’, como é conhecida localmente. Em 2019, segundo números divulgados pela organizaçã­o, foram consumidas mais de seis toneladas de enguias, tornando março no melhor mês para a restauraçã­o local.

INOVAÇÕES CULINÁRIAS

Os pratos primam pela qualidade, pois os restaurant­es locais são acompanhad­os há vários anos por uma comissão técnica de chefs profission­ais que tem qualificad­o a sua confeção, mas também pela diversidad­e. A enguia é servida não só nas suas formas de confeção mais tradiciona­is, mas também com inovações culinárias para paladares mais abertos a novos sabores. Nas ementas, os visitantes encontram desde a enguia grelhada ou frita com arroz de feijão, as tradiciona­is caldeirada­s e ensopados, ou as enguias à pescador, mas também há propostas como filetes de enguia com molho de camarão, feijoada de enguia, torricados, cataplanas, molhatas ou calulu de enguias, entre outros pratos.

Uma refeição tem um preço médio de 12 a 14 euros por pessoa. Os restaurant­es aderentes e as respetivas moradas podem ser consultado­s em www.mesdaengui­a.pt, onde está também o extenso programa de atividades paralelas que integram o certame.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal