Correio da Manha - Boa Onda

RTP investe milhões em séries nacionais

OS 52 EPISÓDIOS DA NOVA ÉPOCA DE `CONTA-ME COMO FOI' CUSTAM AOS COFRES DA TELEVISÃO PÚBLICA MAIS DE 5 MILHÕES. PRODUÇÕES TÊM ORÇAMENTOS ENTRE 50 E POUCO MAIS DE 100 MIL EUROS

-

ARTP continua a apostar fortemente na produção de séries de ficção, embora as audiências ainda estejam longe de ser um sucesso. Comprometi­da com a indústria e em dar “produtos diferencia­dos aos espectador­es”, neste momento a TV pública tem mais de uma dezena de projetos em várias fases de desenvolvi­mento. Longe dos investimen­tos de grandes produções internacio­nais, a RTP tem, contudo, gasto muito dinheiro nestas apostas.

Um dos casos mais recentes é o da série ‘Conta-me Como Foi’. O canal do Estado vai investir mais de cinco milhões de euros em 52 episódios desta produção, emitida aos sábados à noite. Contas feitas, são cerca de 100 mil euros por capítulo. “O Conta-me em Portugal custa cerca de 100 mil por episódio, mas em Itália custa 800 mil e em Espanha já está a custar mais de 600 mil. Nós conseguimo­s fazer um pouco abaixo dos 100 mil”, afirma José Fragoso, diretor de Programas da RTP.

SÉRIES DE TODOS OS GÉNEROS

De resto, a ‘Sexta’ sabe que, desde que a atual política de aposta na produção de séries em continuida­de teve início, pelas mãos do ex-administra­dor e atual secretário de Estado Nuno Artur Silva (ver caixa), e dependendo de cada produção, os episódios têm custado entre 50 e pouco mais de 100 mil euros. No último ano, séries como ‘Luz Vermelha’, ‘Sul’ e ‘Solteira e Boa Rapariga’ deram que falar. Entre as produções que a televisão tem atualmente em desenvolvi­mento está ‘Bem Bom’, série sobre a icónica banda dos anos 80 Doce, que primeiro vai passar pelo cinema, em forma de filme, e só depois chega à RTP.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal