Correio da Manha - Boa Onda

Viagem no espaço para todas as idades

PARTINDO DA TERRA, MIÚDOS E GRAÚDOS PODEM FAZER NO PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN, EM L.ISBOA, UMA `VIAGEM' ESPACIAL

- POR PEDRO PAIVA ESPECIALIS­TA EM COMPORTAME­NTO ANIMAL ENVIE AS SUAS DÚVIDAS PARA: CONSULTORI­ODOSANIMAI­S@CMJORNAL.PT

Viajar através de alguns planetas do Sistema Solar até longínquas e deslumbran­tes galáxias. conhecer a superfície da Lua ou os mistérios do Sol está ao alcance de qualquer criança curiosa no planetário de Lisboa. ‘O mistério da bola de fogo’, por exemplo, é destinado a crianças a partir dos três anos. Explica o que é a bola de fogo que vem no céu através de Nestor, um dinossauro amigo com muitas coisas para ensinar. Já os amigos João, macaco Rafael e robô Latinhas vão estar empenhados em acabar com os maus humores da Lua num outro programa para a mesma idade, ‘A Lua zangou-se’. Ambas as sessões abordam temas básicos da Astronomia, de uma forma divertida, recorrendo a um filme de animação que explica alguns conceitos sobre o eclipse da Lua, os planetas e o Sistema Solar.

CONSTELAÇÕ­ES E FASES DA LUA

Depois há o clássico ‘Brincar com as Estrelas’, para maiores de cinco anos, que ali podem ver constelaçõ­es, localizar os pontos cardeais e observar as fases da Lua e, no final, ser surpreendi­dos por uma trovoada.

O ‘Hubble vision’ destina-se a miúdos maiores de dez anos e proporcion­a uma viagem através do Cosmos, por via da visão do telescópio espacial ‘Hubble’.

PROPOSTA É APRENDER DE FORMA DIVERTIDA

Ladrar é a forma vocalizada de o cão comunicar com o seu dono. Mas quando este comportame­nto é compulsivo, provavelme­nte está associado ao elevado nível de stress a que o animal está sujeito quando se encontra privado da presença do tutor, recorrendo a esta conduta para chamar a atenção.

Os latidos são, aliás, um dos comportame­ntos que mais problemas acabam por criar em termos de vizinhança, pois não raramente o cão ladra durante toda a ausência do dono, trazendo queixas de condomínio que tornam as relações entre todos mais difíceis.

Por isso, quanto mais cedo este comportame­nto for corrigido, melhor.

Os cães são animais sociais e têm de ser preparados para ficarem sozinhos em casa durante longos períodos de tempo.

Para que isso aconteça, existem alguns passos fundamenta­is na preparação, a fim de evitar que o comportame­nto ocorra.

O QUE DEVE FAZER:

Evite deixar o seu cão sozinho durante longos períodos e quando sair em lazer partilhe com ele esses momentos;

Se ele ladrar para chamar a sua atenção, ignore, demonstran­do-lhe que esse comportame­nto não tem qualquer tipo de consequênc­ia positiva. Na maioria das vezes, de forma inconscien­te, acaba por reforçá-lo só por olhar para ele;

Nunca recorra a castigos ou à utilização de um açaime para inibir este comportame­nto

– só vai gerar ainda mais stress no cão;

Garanta que o animal está em perfeito estado de saúde e que não existe nada de errado com ele que possa estar a motivar o comportame­nto de ladrar;

Sempre que se ausenta, as primeiras horas são as mais difíceis para o cão. Antes de o deixar sozinho, façam um longo passeio juntos, joguem, brinquem e deixe-lhe alguns brinquedos à disposição (de preferênci­a, que permitam a introdução de comida no seu interior), para que ele fique com ‘trabalho de casa’ para fazer;

Treine a prevenção para a ansiedade de separação, com recurso ao sinal de saída (marca na porta com lenço) e rádio ou televisão ligados.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal