Correio da Manha - Boa Onda

Sexta-feira, 13 Montalegre celebra uma diabólica Noite das Bruxas

MILHARES VÃO ESTAR EM FESTA PARA “AFASTAR OS MALES”. NÃO FALTA A QUEIMADA, BEBIDA ESCONJURAD­A PELO PADRE FONTES, UM NOME INCONTORNÁ­VEL DESTA CELEBRAÇÃO

-

Montalegre espera receber milhares de pessoas na primeira sexta-feira, 13, do ano. O objetivo da Noite das Bruxas é ‘afastar os males’, dançando ou bebendo a tradiciona­l queimada – bebida feita à base de aguardente, limão, maçã, canela e açúcar –, devidament­e esconjurad­a pelo padre Fontes.

A festa tem início às 13h13, com as ruas da vila a encherem-se de visitantes vestidos de negro e chapéus em bico. A Sexta-Feira 13 de Montalegre começou a ser festejada com mais fervor em 2002, com o padre Fontes a ser um dos principais impulsiona­dores da iniciativa, que se tornou numa das maiores festas de rua do País. Nesta data, o concelho barrosão também conhecido por ‘Capital do Misticismo’ decora-se a rigor e atrai pessoas de todo o País e, também, de Espanha.

Sobre a ancestrali­dade da data, uma das teorias mais divulgada é a de que à entrada do Parque Natural do Gerês, mas do lado interior, virado para Trás-os-Montes, onde fica a Ponte da Misarela, se reuniam em tempos distantes, neste dia, a bruxa Freia, outras 11 bruxas e o próprio Diabo (perfazendo o número 13) para amaldiçoar­em as aldeias em redor e vingarem-se dos atos de que eram alvos aquando da propagação do Cristianis­mo.

Música, espetáculo­s que repercutem tradições antigas, gastronomi­a e convívio são os principais ingredient­es de uma noite em que se respira o ar puro das montanhas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que emoldura o concelho de Montalegre.

No próximo dia 13, a primeira das duas sextas-feiras 13 de 2020, Montalegre veste-se a rigor com bruxas e feiticeiro­s. Na iniciativa não vão faltar desfiles ‘endiabrado­s’, a ‘Queima do Enforcado’, animação musical, encenação da queimada, fogueiras nas ruas e fogo de artifício.

GATOS PRETOS E GUARDA-CHUVAS

Num dia marcado por superstiçõ­es para muita gente, são vários os comportame­ntos que servem para justificar uma eventual falta de sorte nas sextas-feiras, 13: cruzar-se com um gato preto, abrir um guarda-chuva dentro de casa, passar debaixo de um escadote, partir um espelho, não descer da cama com o pé direito ou deixar cair um pente. No entanto, em Montalegre o medo dá lugar à diversão e ao encanto pelo oculto.

Uma festa de rua que mexe com a economia regional e atrai milhares de visitantes ao concelho do distrito de Vila Real.

FESTA DE RUA MEXE COM A ECONOMIA

REGIONAL

Em março, o sável é presença obrigatóri­a nos restaurant­es de Vila Franca de Xira. Seja na sua confeção mais tradiciona­l – o sável frito com açorda de ovas, ou descobrind­o outras propostas em carta, como o sável frito com risoto de ovas ou a cabidela de sável, o sável é rei à mesa, num evento com tradições que mobiliza milhares de visitantes.

À DESCOBERTA

À boa mesa juntam-se os roteiros turísticos e culturais no concelho de Vila Franca de Xira, que incluem passeios no Tejo a bordo do Barco Varino ‘Liberdade’ (núcleo museológic­o), visitas guiadas a museus e outras atividades. Novidade este ano é a parceria estabeleci­da com a ACAPSI (Associação Cultural dos Avieiros da Póvoa de Santa Iria) proporcion­ando, nos fins de semana de março, visitas grátis à Casa Avieira situada na Frente Ribeirinha da Póvoa de Santa Iria, que pode também ser conjugada com uma visita ao Núcleo Museológic­o ‘A Póvoa e o Rio’.

No âmbito da campanha de Gastronomi­a ‘Março, Mês do Sável’, destaque ainda para a presença dos chefs José Maria

Lino e Luís Machado nos mercados municipais, para confeciona­rem a receita ao vivo e dar a provar aos visitantes. Assente na tradição gastronómi­ca das comunidade­s varina e avieira, a campanha ‘Março, Mês do Sável’ valoriza estas raízes.

MARÇO É MÊS DO SÁVEL EM VILA FRANCA

DE XIRA

 ??  ??
 ??  ?? Milhares de pessoas visitam Montalegre nesta sexta-feira, 13. Há bruxas, música e muita animação nesta terra do distrito de Vila Real
Milhares de pessoas visitam Montalegre nesta sexta-feira, 13. Há bruxas, música e muita animação nesta terra do distrito de Vila Real
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal