Correio da Manha - Boa Onda

`Medo de Sentir' vai viajar até Roterdão

CANÇÃO DE ELISA E MARTA CARVALHO SAIU VITORIOSA DO CERTAME DA RTP, EMBORA NÃO TENHA CONQUISTAD­O NEM OS FÃS NEM O PÚBLICO: “A MATEMÁTICA NÃO MENTE. É UMA VITÓRIA POR INTEIRO”

-

Elisa vai ser a representa­nte de Portugal na 65.ª edição da Eurovisão, que decorre entre 12 e 16 de maio em Roterdão, nos Países Baixos. A escolha não foi consensual e acabou por surpreende­r. A canção ‘Medo de Sentir’ conquistou o segundo lugar na soma da votação dos espectador­es e júri (10+10), mas acabou por sagrar-se vencedora. Os temas favoritos - ‘Passe-Partout’, do público, e ‘Gerbera Amarela do Sul’, dos jurados - ficaram atrás na tabela, com 18 e 16 pontos, respetivam­ente. Em declaraçõe­s à ‘Sexta’, Marta Carvalho (autora da canção) desvaloriz­a a situação. “Não é por termos estado em segundo lugar tanto no júri como no público que é injusto. Mantivemo-nos sempre no pódio, algo que outras canções não conseguira­m. É totalmente justo. A matemática não mente. É uma vitória por inteiro.”

A atuação de Elisa na final do Festival da Canção contou com a presença e participaç­ão da autora Marta Carvalho, alterando assim a primeira apresentaç­ão na semifinal do certame. “Debatemos ideias para inovar e foi o que aconteceu. Para a final quisemos inovar um bocadinho. A música fala sobre as duas e temos uma amizade tão bonita. Achámos todos que fazia sentido estarmos as duas em palco”, referiu Marta.

Quanto à presença na Eurovisão, as duas artistas ainda estão a digerir a ideia. “Ainda não pensámos como vai ser a atuação em Roterdão.”, apontou Elisa, visivelmen­te emocionada e quase sem voz. A parceira sublinhou que está tudo em aberto: “O principal é que a integridad­e, intimismo e impacto da música se mantenham sempre. Queremos honrar Portugal.”

Até à vitória de ‘Medo de Sentir’, Portugal ocupava a 27.ª posição entre os favoritos na Eurovisão 2020. Neste momento caiu dez posições. As opiniões dos seguidores não são unânimes. “O júri roubou de maneira estrondosa a vitória da Bárbara Tinoco” ou “provavelme­nte não se vai destacar e vamo-nos esbardalha­r”, lê-se nos comentário­s deixados pelos fãs no Instagram do Festival da Canção.

É a nova ‘dona’ da RTP. Depois de ter sido a grande aposta da estação pública em vários formatos em 2019, a apresentad­ora vai agora assumir os destinos do histórico concurso ‘Quem Quer Ser Milionário’, no horário nobre de sábado, acumulando com o talk show ‘5 Para a Meia-Noite’. ‘24 Horas de Vida’ marcou o regresso da apresentad­ora ao pequeno ecrã e as audiências da estreia, no domingo, dia 8, foram bastante positivas: 1 milhão e 223 mil espectador­es. Com mais seis episódios previstos, logo se verá se o formato que convida famosos a “pensar na morte” tem futuro na SIC. ‘Amigos Improvávei­s Famosos’, protagoniz­ado por este cantor pimba, perdeu metade do público de um fim de semana para o outro – no sábado, dia 7, teve apenas

386 mil espectador­es. O reality show da SIC, agora sem a apresentaç­ão de Andreia Rodrigues, é tão fraco... que não deixará saudades.

Como estão a correr as férias?

Nomeadamen­te, decorar a casa com o seu namorado Lourenço Ortigão...

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal