Correio da Manha - Boa Onda

AS CONFISSÕES DE BÁRBARA GUIMARÃES

Regresso ao ecrã sem esquecer o pesadelo A ESTRELA DA SIC NÃO ESCONDE A FELICIDADE POR ESTAR DE VOLTA À ANTENA DO CANAL, MAS RECORDA OS TEMPOS DUROS QUE ENFRENTOU ATÉ `RENASCER': A LUTA CONTRA O CANCRO DA MAMA, E O DIVÓRCIO DO EX-MARIDO, MANUEL MARIA CARR

-

ESTRELA QUEBRA O SILÊNCIO

Aapresenta­dora de 46 anos não podia estar mais feliz por voltar ao trabalho, após estar afastada pela luta que travou contra o cancro da mama, que lhe foi diagnostic­ado em 2018. “Venho com muita força e vontade de estar aqui. São quase dois anos fora do trabalho. Será que esta Bárbara vai fazer sentido naquilo que já fez antes?”, interroga Bárbara Guimarães em conversa com Daniel Oliveira num programa especial do ‘Alta Definição’, no passado dia 8 de março.

O rosto da SIC revela que, com “alguma expectativ­a e nervosismo”, sempre acreditou que ia conseguir voltar a fazer o que mais gosta e colocar para trás os pesadelos que viveu, que, apesar de superados, a marcaram para sempre. “Não foi fácil. O ser humano tem a capacidade de ir buscar força interior nas pessoas que ama, na vontade de viver, e tornar-se guerreiro. Mas há momentos em que achamos que não vamos conseguir aguentar”, desabafou com o diretor de programas da estação de Paço de Arcos, emocionada. Bárbara surpreende­u ao revelar que soube do cancro da mama através de um e-mail, quando estava sozinha em casa.

“Hoje em dia, recebes as notícias muitas vezes assim. Fiz a biópsia, foi para o laboratóri­o, e fui apanhada de surpresa, ao consultar o meu e-mail, sozinha em casa. Pensei: “O que é isto? Eu tenho um cancro”, é invasivo, é forte”, pensou, admitindo que se sentiu “sem chão”.

Ao temer pela vida, Bárbara revelou ainda que decidiu fazer um testamento, com “tranquilid­ade”, por estar preocupada com o futuro dos filhos: Dinis, de 16 anos, e Carlota, de nove, frutos da relação terminada com Manuel Maria Carrilho. Foi essa mesma separação que Bárbara confessou que acredita ter sido o motivo para ser confrontad­a com a doença, pelo desgaste físico e emocional que lhe causou. “Acho que tudo teve a ver com um período em que me divorciei, recorri à Justiça porque foi o que achei necessário para travar determinad­as situações, e a lentidão do processo nos tribunais é algo duríssimo. A dor que se sente, por mim, por todos aqueles que estavam comigo e que me queriam salvar...”, recordou. “Quando soube que estava doente, só pensei que andei aqui a pôr para dentro o meu sofrimento, as minhas dores, que sofri

BÁRBARA GUIMARÃES FELIZ POR REGRESSAR AOS ECRÃS DEPOIS DOS MOMENTOS MAIS

DRAMÁTICOS

pelos meus filhos e por mim, e que, como foi tão interior, tive que expelir isso. E foi dessa maneira, ter um cancro de mama. Pensei que estava a libertar tudo o que era mau”, disse.

Questionad­a sobre se alguém lhe deve um pedido de desculpas, Bárbara deixou um recado ao ex-companheir­o, com quem esteve casada durante 12 anos. “Deve-me um pedido de desculpas quem nunca as vai pedir. Mas já não preciso que peça, sei que não vai pedir, e está resolvido por dentro”.

BRILHA EM NOVO FORMATO

Ao comando do novo programa da SIC, ‘24Horas’, Bárbara Guimarães tem a oportunida­de para começar uma nova fase. “É um prazer, é tão mas tão bom regressar”, disse a Daniel Oliveira. “O programa vai mostrar as emoções das pessoas, vão ser elas próprias, sem máscaras”, disse ainda, entusiasma­da com o desafio.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal