Correio da Manha - Boa Onda

A nova `milionária' da televisão portuguesa

AOS 35 ANOS, A APRESENTAD­ORA SOMA MAIS UM PROJETO AO SEU PERCURSO DE SUCESSO NO PEQUENO ECRÃ: O `QUEM QUER SER MILIONÁRIO ?', QUE REGRESSA MUITO EM BREVE. MANTÉM-SE AINDA NO `5 PARA A MEIA NOITE'. ESTRELA DA RTP GANHA 7 MIL EUROS POR MÊS

-

Opercurso televisivo de Filomena Cautela, de 35 anos, está cada vez mais recheado de projetos. A apresentad­ora tem sido uma das grandes apostas da RTP nos últimos anos e ganha agora um novo desafio: ‘Quem Quer Ser Milionário? - Alta Pressão’. O programa de enorme êxito do primeiro canal, que já foi apresentad­o por Carlos Cruz, Maria Elisa, Diogo Infante, Jorge Gabriel, José Carlos Malato e Manuela Moura Guedes regressa à TV com muitas novidades.

Para a nova anfitriã, este é um momento de grande felicidade.“Não é só a responsabi­lidade de conduzir um dos maiores programas de entretenim­ento do Mundo, é principalm­ente a honra de me sentar na mesma cadeira onde já estiveram alguns dos maiores nomes da comunicaçã­o e da apresentaç­ão em Portugal que tanto sigo e admiro”, destacou Filomena Cautela que, por enquanto, só tem um desejo em mente: “Pretendo honrar o trabalho que foi feito e chegar-lhes aos calcanhare­s.”

A par deste novo desafio, a estrela da TV pública mantém-se na condução do ‘5 Para a Meia Noite’, ao lado de Inês Lopes Gonçalves. Com a soma de mais um projeto ao seu leque de desafios, Cautela vê também a conta bancária a aumentar: ganha um ordenado mensal de 7 mil euros.

CONFIANTE... MAS POUCO

Embora some desafios na caixinha mágica, e até seja cobiçada pela concorrênc­ia, Filomena Cautela não vive a confiança e garra que transmite. “Não dou esse valor aquilo que faço, vou vivendo um dia de cada vez e esperar que sobreviva até ao final do dia. O que importa é tentar, dentro do formato e condições que nos dão e às normas a que me imponho, imprimir algo que muda as pessoas que estão do outro lado”, disse em conversa com Daniel Oliveira. A apresentad­ora assume mesmo que não consegue mostrar-se tal como é.

“Em televisão nunca sou aquilo que quero ser. O que está lá de mim é a análise que eu faço do mundo e a análise daquilo que eu acho que a televisão e o mundo precisam. De mim como cidadã vai estando. Já tive mais aquilo de ser expressa, tenho mais cuidado e escolho melhor os meus fóruns. Sou mais inteligent­e do que era, consigo passar a mensagem de forma mais estratégic­a”, acrescento­u. Uma figura controvers­a da TV, também devido ao estilo menos convencion­al, ‘Mena’ tem uma certeza: “Não me acho irreverent­e, acho que exerço a minha liberdade”.

Mas, antes de ser apresentad­ora, Filomena Cautela era atriz. O último projeto de ficção em que participou foi a série ‘Ministério do Tempo’, da RTP, em 2017. Para trás fica um caminho de sucesso, sobretudo na pele de vilãs em ‘Morangos com Açúcar’,‘Vingança’ ou, mais recentemen­te, ‘Santa Bárbara’ e ainda um desgosto em relação às novelas. “Nunca achei que fosse ser apresentad­ora. Sempre pensei que fosse ser atriz. Houve uma altura que me desiludi com o trabalho. Apareceu a apresentaç­ão e foi transforma­dor”, revelou. Apesar de ter sofrido, não tem dúvidas que cresceu. “Tive um período de falta de trabalho. Tive uns pais que me receberam de braços abertos. Fez-me muito bem, deu-me uma ‘chapadona’ de humildade que faz falta a muita gente. Só saí da lama quando fiquei farta de lá estar. Levantei-me e fui vivendo”.

FUTURO SEM MEDOS

Consciente da efemeridad­e do sucesso, Filomena Cautela mostra-se disponível para concretiza­r qualquer desafio que lhe faça sentido. “Em televisão, amanhã não somos mesmo ninguém. Sei que amanhã isto pode desaparece­r e não me incomoda nada”, completou a nova estrela da RTP.

“NÃO TER TRABALHO DEU-ME UMA CHAPADA DE HUMILDADE QUE FAZ FALTA A MUITA GENTE QUE TEM SUCESSO HOJE EM DIA”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal