Correio da Manha - Boa Onda

Buba Quando o Alentejo encontra Lisboa

BUBA ESPINHO É UM JOVEM ALENTEJANO QUE FAZ DO CANTE E DO FADO A SUA ESTRANHA FORMA DE VIDA. O DISCO DE ESTREIA CHEGA AGORA AOS ESCAPARATE­S

-

Ocante alentejano rumou uma noite a Lisboa, encontrou o fado, e da paixão entre os dois nasceu um filho que abraça o que de mais tradiciona­l há dos dois mundos. Esta podia ser a história de Buba Espinho, um jovem de Beja que há cinco anos rumou à capital, entrou no circuito da canção de Lisboa e que agora lança o seu disco de estreia. Nas veias corria-lhe já sangue artístico, ou não fosse ele filho de Luís Espinho, músico dos Adiafa, de quem Bernardo Espinho recebeu o diminutivo de Buba. Aos 15 anos fez parte do grupo Bubedanas, em Beja, sempre de braço dado com o fado, e aos 17 teve de escolher entre a música e os estudos. “Já cantava todos os fins de semana e a determinad­a altura tive de decidir. Vida de noite e vida de dia não dava”. Agora chegou a hora de se mostrar ao grande publico, com um disco homónimo, do qual António Zambujo foi impulsiona­dor. “O António tem quase um papel paternal neste disco e foi uma inspiração para mim. Ele é da mesma cidade que eu e às tantas acreditamo­s que é possível. É como o Cristiano Ronaldo, se ele consegue, se calhar eu também consigo”.

MOMENTOS DE VIDA

‘Buba Espinho’, o disco, é um álbum que conta uma história e retrata momentos de vida de quem seguiu a música quase como uma inevitabil­idade, que já tem no currículo espetáculo­s com Rui Veloso, concertos no estrangeir­o e até uma vitória numa Grande Noite do Fado (2016). “Levei três anos a fazer este disco e não podia estar mais orgulhoso. Este três anos foram o tempo certo. Foi o tempo de ganhar maturidade. Um passo em falso podia ter deitado tudo por água abaixo”.

“O ANTÓNIO ZAMBUJO TEM QUASE UM PAPEL PATERNAL NESTE DISCO E FOI UMA INSPIRAÇÃO PARA MIM”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal