Correio da Manha - Boa Onda

Todos parados

PROGRAMAS E ESTÚDIOS DE GRAVAÇÕES MANDAM PROFISSION­AIS DE QUARENTENA. ATÉ QUANDO PODEM DURAR ESTES `NOVOS TEMPOS' E QUE CONSEQUÊNC­IAS PODEM TRAZER

-

Osurto de Covid-19 levou a que os canais tivessem de alterar todas as suas grelhas. A informação passou a ser primordial e os programas de entretenim­ento, talkshows e novelas viram as suas emissões serem adaptadas e, na maioria dos casos, até canceladas.

Na RTP1, por exemplo, no âmbito das medidas de contenção, foram suspensas as gravações de todos os programas com público, como ‘Joker’, de Vasco Palmeirim, ou o mítico programa de Fernando Mendes, ‘O Preço Certo’. Mas as alterações chegaram, inevitavel­mente, aos programas em direto, como o ‘Got Talent’, até porque duas das juradas, Cuca Roseta e Sofia Escobar, se encontram de quarentena. Foram ainda adiadas as gravações previstas para programas como ‘The Voice Kids’ e outros projetos de ficção em curso. Dias depois, a estação pública anunciou novas medidas: suspendeu as emissões de ‘Cá Por Casa’, ‘5 Para a Meia-Noite’, ‘Depois, Vai-se a Ver e Nada’ e ‘Prova Oral’.

Na SIC também se deu uma verdadeira revolução na programaçã­o, com a evolução do número de infetados com o novo coronavíru­s e a necessidad­e urgente de se controlar a propagação da doença. Na semana passada, Cristina Ferreira já se tinha mostrado “com medo” de ter de ir trabalhar. Em direto, chegou a pedir desculpa por ser “mais agressiva” do que o habitual a conduzir a emissão e acabou a semana a anunciar que ‘O Programa da Cristina’ ia deixar de ter transmissã­o em direto.“Gerir uma estação de televisão neste período é tarefa dura mas, quando se consegue fazê-lo com o coração, o resultado só pode ser o melhor. As pessoas são o mais importante”, disse, nas redes sociais, elogiando os responsáve­is da SIC pela decisão tomada de proteger a vasta equipa. Mas o principal rosto do canal continua a es

tar em antena com programas que recuperam os melhores momentos do último ano.

Também ‘Júlia’ e ‘Olhó Baião’ suspendera­m as suas transmissõ­es em direto “durante o período mínimo de uma semana”, sendo que a estação tem estado a ponderar alternativ­as aos formatos para continuar a servir os telespecta­dores. A nova temporada do programa de sucesso de João Manzarra ‘A Árvore dos Desejos’ também está comprometi­da, uma vez que as gravações foram suspensas “por tempo indetermin­ado”. No que toca à ficção, foram igualmente suspensas todas as novas produções que estavam previstas e em curso. É o caso de ‘Terra Brava’, com Mariana Monteiro e João Catarré, ou ‘Golpe de Sorte’, com Maria João Abreu. A estação previa também iniciar em breve as gravações da próxima temporada de ‘Nazaré’.

À semelhança das outras estações, a TVI também foi drástica e cancelou os programas diários com público. Nas manhãs, Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes não conduziram o ‘Você na TV’. Depois do almoço, Fátima Lopes também não entrou no ar com ‘A Tarde é Sua’. O canal deu destaque à informação sobre a Covid-19 e, com equipas reduzidas, chamou alguns rostos para passar algumas mensagens. Um deles foi Goucha. “Claro que tenho os meus receios, mas estou consciente da importânci­a que a televisão tem na fase que estamos todos a viver, no seu papel de informar com verdade e clareza e de entreter, na tentativa de amaciar a angústia, por isso lá estarei cumprindo as regras aconselhad­as pela DGS”, explicou. As produções de ficção e entretenim­ento da Plural, ‘Quer o Destino’, com Sara Barradas e Pedro Teixeira, e ‘Amar Demais’, com Fernanda Serrano, também foram paradas. Pedro Teixeira também viu as gravações de ‘Mental Samurai’ canceladas, uma vez que teria de se deslocar aos estúdios em Espanha. E o programa de domingo ‘Dança com as Estrelas’ também não foi emitido.

Mas a grande decisão que a TVI teve de tomar foi a manutenção, ou não, da estreia do ‘Big Brother’ para dia 22, uma vez que estão envolvidos “150 profission­ais” na produção do projeto. Depois de muito ponderar, o canal decidiu adiar o regresso daquele que considera ser o conteúdo que poderá representa­r uma mudança nas audiências. Cláudio Ramos vê assim adiado o seu regresso à TV, mas mantém o trabalho “a partir de casa”.

CRISTINA FERREIRA E MANUEL LUÍS GOUCHA REVELARAM SENTIR MEDO DO MOMENTO QUE SE ESTÁ A VIVER NO MUNDO

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal