Correio da Manha - Boa Onda

O encontro de Ana Bacalhau

ARTISTA ENTRA EM NOVA FASE COM `MEMÓRIA'

-

Foi numa casa desabitada, na zona do Estoril, que Ana Bacalhau vestiu a pele de quatro personagen­s diferentes para gravar um novo videoclipe. O filme ilustra a canção ‘Memória’, o primeiro single do próximo disco da cantora a editar no final deste ano. “Escrita pelos Átoa, é uma canção visceral que eu estava a precisar, que fala sobre as memórias de alguém que está destruído, num momento difícil da vida mas que sabe que tem de avançar e de se reconstrui­r”, explica a cantora, que não dissocia esta temática dos tempos difíceis em que vivemos. O pequeno filme retrata quatro personagen­s que podem muito bem representa­r, neste momento, cada um de nós. “Cada divisão da casa correspond­e a quatro personagen­s: a Júlia, uma pessoa de idade que representa a solidão; a Laura, uma rapariga que está perdida porque não encontra o seu caminho; o Abel, que é um homem que esgotou os seus triunfos profission­ais e, depois, eu própria a lembrar-me das vezes que sofri e em que pus isso cá para fora em frente a todos”, revela.

A nova canção que “serviu de timoneira para o que aí vem” é a primeira música de Ana Bacalhau no espaço de um ano, mas sobre o novo disco a solo que está a ser preparado, pouco se pode avançar. “Ainda está numa fase muito inicial apenas comigo e com o produtor Twins em estúdio. Está tudo a nascer ali muito à flor da pele”, avança a cantora. Certo é que o disco contará com vários nomes da nova geração da música portuguesa e com esse mega sucesso, ‘O Erro Mais Bonito’, tema lançado em 2019 com letra da própria e música de Diogo Piçarra.

“Esse dueto ajudou-me a resolver coisas na minha cabeça. É uma canção com um registo tão diferente, mas foi tão bem recebida que depressa percebi que era por ali que queria ir. Por isso, decidi falar com a nova geração de músicos que trabalha a pop tão bem”.

SEM MEDO DE MUDANÇAS

Certo também é que o disco terá uma sonoridade mais pop do que aquela a que a cantora nos habituou. “Antes eu tinha medo de abandonar aquela sonoridade mais tradiciona­l que as pessoas conheciam, mas acho que me começo a desligar das expectativ­as das pessoas em relação a mim. Isso não podia ser um peso. Não posso estar presa a um som. O mais importante é a nossa verdade. Nós somos o nosso primeiro e último obstáculo e eu estou cada vez mais confiante. Vai ser um disco bastante pop, mas uma pop à Ana Bacalhau”.

Recorde-se que o disco de estreia da cantora, intitulado ‘Nome Próprio’, foi lançado em outubro de 2017. “Têm sido anos muito importante­s para mim. Os Deolinda foram um berço e uma grande aprendizag­em, mas agora sou eu que tenho a última palavra em tudo. Aos poucos também me começo a perceber como artista”, declara a artista de 41 anos.

DUETO COM DIOGO PIÇARRA,

`O ERRO MAIS BONITO', FOI DECISIVO PARA ANA BACALHAU CONHECER UM NOVO CAMINHO

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1. No novo videoclipe, Ana Bacalhau veste a pele de quatro personagen­s diferentes 2. Durante os preparativ­os para as gravações
1. No novo videoclipe, Ana Bacalhau veste a pele de quatro personagen­s diferentes 2. Durante os preparativ­os para as gravações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal