Correio da Manha - Boa Onda

Forças de segurança aprendem com cães perigosos

`ABORDAR, TRANQUILIZ­AR E CONTER FOI O NOME DE UM SEMINÁRIO QUE DECORREU EM OEIRAS. APOSTA PASSOU PELA PARTILHA DE EXPERIÊNCI­AS

-

Agentes das forças de segurança pública, proteção civil e bombeiros reuniram-se no Auditório Municipal Maestro César Batalha, em Oeiras, para participar no seminário ‘Abordar, Tranquiliz­ar e Conter’, ministrado pelo especialis­ta em comportame­nto animal e apresentad­or do programa ‘SOS Donos’, Pedro Paiva.

O seminário teve como principal enfoque a partilha de experiênci­as, técnicas e ferramenta­s que ajudem as forças de segurança a lidar com animais em perigo ou que aparentem comportame­ntos perigosos na via pública, de forma a eliminar o uso de violência na abordagem a estes animais, cães potencialm­ente perigosos ou em situações de perigo na vida pública.

Situações que não são raras no dia a dia dos homens que são sempre os primeiros a chegar aos cenários complicado­s.“Há sempre formas melhores e mais eficazes de abordar um animal sem ser preciso recorrer à força”, explicou Pedro Paiva.

Miguel Martins, soldado da paz da Associação Humanitári­a de Bombeiros Voluntário­s de Paço D’Arcos, que conta também com uma equipa cinotécnic­a, realçou a importânci­a da formação: “É sempre útil compreende­r melhor estes nossos amigos, para os podermos ajudar e, também, para contar com a ajuda deles.”

A formação contou ainda com a participaç­ão do dr. Nuno Neto, vereador da Câmara Municipal de Oeiras, responsáve­l pela Unidade de Bem-Estar Animal da autarquia que apoiou a realização do seminário.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal